Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Holanda. Político anti-Islão condenado por discriminação

09 dez, 2016 - 15:42

Geert Wilders, apontado como um dos favoritos às eleições do próximo ano, acusa o tribunal de não ser imparcial e vai recorrer.

A+ / A-

O político holandês Geert Wilders, que algumas sondagens apontam como favorito às eleições do próximo ano, foi condenado esta sexta-feira por discriminação contra a comunidade marroquina.

É a primeira vez que o polémico líder do Partido da Liberdade é repreendido pela justiça pelas suas posições sobre imigrantes e anti-Islão.

Apesar da condenação, Geert Wilders não recebeu qualquer pena de prisão nem foi multado pelas suas palavras.

Geert Wilders, que vive sob protecção policial 24 horas por dias, acusa o tribunal de não ser imparcial e já disse que vai recorrer de uma sentença que considera “completamente louca”.

Num vídeo publicado na internet, garantiu que ninguém o vai calar e que a condenação não passa de uma tentativa de “neutralizar o líder do maior e mais popular partido da oposição na Holanda”.

O Presidente do colectivo de juízes, Hendrik Steenhuis, disse que “ninguém está acima da lei”, incluindo os políticos. Geert Wilders insultou um grupo inteiro de pessoas, sublinhou.

“Se um politico passa das marcas, isso não significa restringir a liberdade de expressão. Um crime não pode ser protegido pelo direito à liberdade de expressão”, argumentou o juiz.

O caso remonta a 2014. Durante um comício, um grupo de apoiantes que gritava “menos marroquinos na Holanda” e o deputado garantiu: “nós vamos tratar disso”.

A condenação de Geert Wilders acontece a escassos meses das eleições legislativas na Holanda, que estão marcadas para 15 de Março do próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Está complicado...
    10 dez, 2016 lisboa 01:53
    Mais um preso político...

Destaques V+