Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Crianças bomba" fazem 30 mortos na Nigéria

09 dez, 2016 - 15:40

O ataque já foi reivindicado pelo Boko Haram.

A+ / A-

Duas "crianças bomba" fizeram-se explodir, esta sexta-feira, num mercado de Madagali, no nordeste da Nigéria. Morreram 30 pessoas e há 57 feridos, de acordo com fonte militar.

As bombas usadas traziam o símbolo do grupo islâmico Boko Haram, que já reivindicou a acção. Os rebeldes têm levado a cabo ofensivas no nordeste do país a fim de criar um Estado que respeite as leis muçulmanas.

“O ataque em Madagali foi executado por duas raparigas menores. Elas detonaram duas bombas ao mesmo tempo, matando 30 pessoas”, disse o porta-voz da unidade militar de Mubi, major Badare Akintoye.

“Com base no comunicado dos nossos homens que estão a trabalhar no terreno, 57 encontram-se feridas”, acrescentou Badare Akintoye em declarações à Reuters.

“Os agentes de segurança já estão a cobrir a área de forma a evitar que os inimigos causem outro ataque”, assegurou o major.

Segundo a Reuters, os militantes de Boko Haram atacam sobretudo mercados, locais de trabalho e campos de refugiados. Cerca de 15 mil pessoas foram mortas pelo grupo extremista e dois milhões foram obrigadas a fugir do país.

Um em cada cinco bombistas suicidas usados por Boko Haram, nos últimos dois anos, são crianças e em três quartos dos casos foram utilizadas raparigas, assegurou a UNICEF num relatório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+