Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de mil atletas russos usaram doping em três grandes competições

09 dez, 2016 - 11:58

Relatório McLaren, parceria entre a Agência Mundial de Anti-dopagem e o professor canadiano Richard McLaren, apresentado com as conclusões da investigação ao escândalo de doping em grande parte dos atletas olímpicos russos.

A+ / A-

Mais de mil atletas russos beneficiaram do uso do doping para potenciar as suas capacidades, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014 e nos Campeonatos do Mundo de Atletismo de 2013, de acordo com o relatório McLaren.

Este relatório, dirigido pelo professor canadiano Richard McLaren com o aval da Agência Mundial de Anti-Dopagem, tinha como objectivo investigar as acusações da utilização de doping por parte dos atletas russos em várias modalidades. De acordo com o relatório, existiu uma grande estratégia para cobrir a utilização de doping numa enorme escala.

"Existiu um encobrimento que envolveu uma estratégia institucional e disciplinar para vencer medalhas. A equipa olímpica da Rússia corrompeu os Jogos Olímpicos de Londres numa escala sem precedentes, uma extensão que nunca conseguiremos chegar ao fim", pode ler-se.

McLaren escreveu ainda que "o desejo de vencer as medalhas ultrapassou a ética e a moral colectiva, e até os valores de fair-play dos Jogos Olímpicos".

A Rússia venceu 33 medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, 13 delas de ouro. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 ganharam 72 medalhas, 21 delas de ouro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+