Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Corrupção. “Não podemos pedir aos outros aquilo que não fazemos"

09 dez, 2016 - 11:07

Apostar na prevenção e incentivar a denúncia é a receita do presidente do Conselho e Prevenção e Corrupção para intensificar o combate ao fenómeno.

A+ / A-

Os cidadãos devem estar atentos e denunciar as situações que “põem em risco a democracia” e criam “desigualdades”, diz o presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção, Vítor Caldeira.

Numa mensagem publicada na página da Internet da instituição neste que é o Dia Internacional contra a Corrupção, o responsável pede mais investimento na prevenção.

“Em 2016, Portugal manteve a 28ª posição em 167 no ranking dos países com menor índice de corrupção. Este é um sinal de que devemos continuar a investir na prevenção destes fenómenos, exigindo um comportamento mais ético e isento, quer das instituições públicas e empresas quer de cada um de nós enquanto cidadãos responsáveis”, escreveu.

Nesse sentido, “devemos não só estar atentos e denunciar, mas também obrigar-nos nós mesmos ao cumprimento das regras sociais, não podemos pedir aos outros aquilo que não fazemos”, defendeu.

O Conselho de Prevenção e Corrupção (CPC) associou-se à campanha das Nações Unidas “Unidos contra a Corrupção para o desenvolvimento, a paz e a segurança”.

“Estamos a fazer a nossa parte. Continuamos activos e vigilantes pela verdade, pela transparência e pela responsabilidade nas finanças públicas, mas este não é um trabalho isolado. Precisamos do seu compromisso, agindo de forma cidadã contra a corrupção reclamando transparência e integridade”, concluiu no texto publicado na internet.

Esta sexta-feira, o presidente da comissão parlamentar para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas, Fernando Negrão, esteva na Renascença, onde defendeu o envolvimento de toda a sociedade no combate à corrupção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    09 dez, 2016 Portugal 13:30
    Todo o Homem tem um preço por essa razão a corrupção nunca acabará. E não é com denuncias que se resolve tal fenómeno.Caso a justiça actuasse com mão pesada em casos desses e o cadastro dessa gente ficasse borrado para toda a sua vida. Talvez outros pensassem duas vezes. Mas como os que se corrompem nada lhes acontece e caso sejam apanhados saem de uma instituição mas logo entram noutra isto nunca irá parar.

Destaques V+