Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo na Indonésia faz mais de 3.200 desalojados. Operações de busca perto do fim

09 dez, 2016 - 09:56

O terramoto de quarta-feira foi o pior desastre que atingiu o país desde o tsunami de 2004.

A+ / A-

As operações de busca estão muito perto de acabar, segundo fontes oficiais da Indonésia.A catástrofe fez 3.267 desalojados e 102 mortos.

“Acreditamos que encontramos 99% das vítimas”, disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Nugroho.

O terramoto com uma magnitude de 6,5 derrubou centenas de edifícios, em Aceh, província do norte do país, e feriu cerca de 500 pessoas, segundo a agência Reuters. Os mais de três mil desalojados permanecem em abrigos provisórios onde são distribuídos cobertores, água e comida.

Quatro companhias aéreas ofereceram-se para proceder à distribuição de recursos e transporte de pessoas na zona afectada.

"A Air Asia está pronta para ajudar, enquanto a Lion Air transporta pessoal para Aceh. A Tri MG está preparada para fornecer aeronaves de carga e a Sriwijaya Air está também envolvida", disse o director-geral para o transporte aéreo, Suprasetyo, na passada quinta-feira.

O Presidente Joko Widodo declarou o estado de emergência durante duas semanas.

Este foi o pior desastre natural a afectar o país desde o tsunami de 2004, que matou, ao longo das costas do Oceano Índico, 226 mil pessoas, 120 mil das quais nem Aceh.

Na Indonésia é comum haver actividade vulcânica, devido à sua localização no chamado "Anel de Fogo", no Oceano Pacífico, onde as placas tectónicas colidem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+