Tempo
|
A+ / A-

Morreu o primeiro americano a orbitar a Terra

08 dez, 2016 - 23:01

​John Glenn tinha 95 anos. Presidente Obama elogia o homem que lembrou os Estados Unidos "que, com coragem e espírito de descoberta, não há limites para onde podemos chegar juntos”.

A+ / A-
Morreu o primeiro americano a orbitar a Terra
Morreu o primeiro americano a orbitar a Terra

John Glenn, o primeiro astronauta norte-americano a completar uma órbita à volta da Terra, morreu esta quinta-feira, aos 95 anos.

O homem mais velho a ir ao espaço morreu no hospital oncológico da Universidade do Estado de Ohio, em Columbus.

“Com a morte de John, a nossa nação perde um ícone”, disse o Presidente Barack Obama, que em 2012 atribuiu a John Glenn a Medalha da Liberdade, a mais alta condecoração atribuída a civis.

Na mensagem de condolências, Obama afirmou que quando John Glenn foi enviado para o espaço em 1962 para dar a volta à Terra “elevou as esperanças da nação”.

“O primeiro americano a orbitar a Terra lembrou-nos que, com coragem e espírito de descoberta, não há limites para onde podemos chegar juntos”, sublinhou Obama.

Além de astronauta, John Glenn foi piloto na II Guerra Mundial e na guerra da Coreia.

Em 1974, foi eleito para o Senado pelo Partido democrata, onde durante 24 anos representou o estado do Ohio.

O Presidente eleito, Donald Trump, escreveu no Twitter que os Estados Unidos perderam “um grande pioneiro do ar e do espaço”, um “herói que inspirou gerações de futuros exploradores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+