Tempo
|
A+ / A-

Marcelo desvaloriza alerta do FMI. “Estes relatórios vêm sempre um pouco atrasados"

08 dez, 2016 - 20:06

Relatório não têm em conta dos dados da última execução orçamental "francamente bons", afirma o Presidente da República.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que os alertas do Fundo Monetário Internacional (FMI) não têm em conta dos dados da última execução orçamental.

Em declarações aos jornalistas em Faro, Marcelo Rebelo de Sousa destacou “os números francamente bons até Outubro”.

O chefe de Estado manifestou “muita esperança” que Novembro confirme que a execução orçamental está em linha com o definido pelo Governo de António Costa, ou seja, 2,5% no final deste ano.

Questionado sobre se Portugal irá necessitar de mais austeridade, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu que “estes relatórios vêm sempre um pouco atrasados".

Os dados que vão ser conhecidos "são números que acabaram de ser apurados" e os relatórios estão feitos há mais de um mês e "têm que ser actualizados", sublinhou.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima um défice orçamental para Portugal de 2,1% em 2017, afirmando que seria necessário mais 700 milhões de euros em austeridade para atingir a meta prevista pelo Governo, defendendo uma "reforma duradoura" na despesa.

Num comunicado após a quinta missão pós-programa a Portugal, que decorreu entre 29 de Novembro e a passada quarta-feira, o FMI analisou o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) e prevê que, com base nas medidas do documento, o défice orçamental desça para 2,1%, acima da meta de 1,6% prevista pelo Governo.

O FMI espera que a economia portuguesa cresça 1,3% este ano e no próximo, quando em Outubro previa um crescimento de 1% e de 1,1%, respectivamente. Quando ao défice, aponta agora para 2,6% em 2016 e de 2,1% em 2017, contra a previsão anterior de 3% em cada um dos anos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    09 dez, 2016 Seixal 17:12
    Ao fim de um ano a azia continua. Agora nem o Presidente da República escapa ao sectarismo dos pafiosos.
  • joao123
    09 dez, 2016 lisboa 14:32
    Gostava de ouvir o presidente Marcelo a comentar os últimos dados do INE sobre os números das exportações e importações do mês de Outubro...bronca da grossa...( esqueceram-se que não vendem aviões f-16 todos os trimestres para terem boas subidas do PIB )...
  • Os PSDs
    09 dez, 2016 port 13:24
    Não toleram nem têm a humildade suficiente para fazerem uma introspecção e reconhecerem que ao contrario do que a liderança fundamentalista nos quer impingir o actual governo, governa sem necessidade de fazer cortes sobre cortes para empobrecer os portugueses, e que os resultados são positivos e promissores! Este PSD é um verdadeiro caos politico com a liderança que tem!
  • Alberto
    09 dez, 2016 Funchal 13:01
    Não será melhor para o País ir apresentar o "Preço Certo" ?!
  • os Pafosos
    09 dez, 2016 lx 12:50
    Estavam habituados a um PR cavacão que perante todas irrevogabilidades dos seus correligionarios no governo, esse sim punha a mão por baixo como ao borracho, de um alegado primeiro ministro que de incompetente e mentiroso compulsivo não lhe faltava nem falta nada! Ainda têm a lata de agora por se estarem a ver ao espelho insinuarem que o actual PR está a proteger o actual primeiro ministro! Para essa gente a inteligencia, a realidade dos resultados positivos e os interesses do país não interessam. O que lhes interessa é o poder, custe o que custar, (frase do lider para o empobrecimento dos portugueses, chamando-os de piegas). Este PSD está entregue a um bando de garotada que só amuam e fazem birras como se tivessem ficado sem os brinquedos. Vergonhoso! Tudo fazem para desestabilizarem o país!
  • os Pafosos
    09 dez, 2016 lx 12:47
    Estavam habituados a um PR cavacão que perante todas irrevogabilidades dos seus correligionarios no governo, esse sim punha a mão por baixo como ao borracho, de um alegado primeiro ministro que incompetente e mentiroso compulsivo! Ainda têm a lata de agora por se estarem a ver ao espelho insinuarem que o actual PR está a proteger o actual primeiro ministro! Para essa gente a inteligencia e os interesses do país nã interessam. O que lhes interessa é o poder, custe o que custar, (frase do lider para o empobrecimento dos portugueses, chamando-os de piegas). Este PSD está entregue a um bando de garotada que só amuam e fazem birras como se tivessem ficado sem os brinquedos. Vergonhoso! Tudo fazem para desestabilizarem o país!
  • jota santos
    09 dez, 2016 c branco 10:53
    pelo que se tem ouvido, o PS só foi criado em 2014 antes disso nunca existiu (e se a campanha eleitoral das últimas eleições durasse mais uma semana o PS desaparecia, umas eleições que eram "favas contadas" cada vez que o Dr. António Costa abria a boca o PS perdia eleitores) . Todos os malefícios da sociedade portuguesa foram devidos aos últimos 4 anos de governação do PSD/CDS. Como diz o Dr. Mário Soares "o povo tem memória curta" e eu acrescentou "memória seletiva" é só para o que lhes interessa, como os surdos que só ouvem o que lhes convém.
  • Português
    09 dez, 2016 Lisboa 09:35
    O Sr. Prof. Marcelo de Sousa anda deslumbrado com o cargo de Presidente da República; continua a comentar tudo e todos com "três respostas" para cada assunto e continua a pensar que é "adiantado mental". Pena é que com este deslumbramento todo, confunda a instituição "PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA" com desempenho populista do cargo.
  • Luis
    09 dez, 2016 Lisboa 09:34
    Os Pafiosos Pafalhados estão de tal maneira azedos que até já odeiam o Marcelo. Durante quatro anos habituaram-se às Cavacadas do Cavacão que mais pareceu um Padrinho de uma familia Mafiosa que um Presidente. Aguentem-se à bronca, tenham calma, comam muitos caldinhos de galinha para ver se essa tremenda azia passa pois nos próximos dez anos nem sequer vão ver o tacho quanto mais mamar dele. E se não correrem com o Emplastro de Massa Má e todo o seu bando de inuteis parasitas nem nos próximos vinte anos. Nada tem a haver com Costa, com Marcelo ou com a não vinda do diabo, tudo tem a haver com a vossa governação criminosa de quatro anos que para os Portugueses vai ser recordada por muitos anos. Acordem cambada de inuteis.
  • Santos
    09 dez, 2016 Cacem 09:16
    Já não sei quem é o 1º ministro, se Marcelo ou Costa. Votei no Marcelo para Presidente acreditando que seria m presidente de todos os Portugueses, afinal passou a ser de uns quantos Portugueses,estou desiludido.

Destaques V+