Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BCE decide continuar a ajudar a economia europeia até final de 2017

08 dez, 2016 - 15:02

É uma decisão inesperada e que decorre da preocupação do banco central com a economia europeia. Mario Draghi não considera, contudo, que o euro esteja em risco.

A+ / A-

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu esta quinta-feira cortar o ritmo de compra de dívida e estender até Dezembro do próximo ano o programa de compras destinado a aliviar os juros da dívida dos países do euro.

O objectivo é continuar a ajudar a recuperação económica na Europa. O actual programa estava previsto terminar em Março de 2017, mas o conselho de governadores decidiu estendê-lo até ao final do ano.

O presidente do BCE reconhece, no entanto, que há uma grande dose de incerteza, tendo em conta o referendo em Itália, a vitória de Donald Trump e o “Brexit”. Ainda assim, não acredita que o euro esteja em risco, como há cinco anos.

“Francamente, neste momento não vemos qualquer risco para a Zona Euro”, afirmou Mario Draghi aos jornalistas.

“Os diferentes países sofrem de diferentes vulnerabilidades, mas, como já disse, o contexto macroeconómico é melhor do que há cinco anos, quando tínhamos perigo de contágio”, sustentou.

“Os mercados e os intermediários financeiros estão mais fortes, portanto, estes problemas, apesar de muito importantes, de muito urgentes e que devem ser resolvidos rapidamente e com eficácia, permanecem controlados”, concluiu.

Outra decisão do Banco Central Europeu foi manter inalterada a taxa de juro, em 0%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    08 dez, 2016 porto 19:11
    COMO DIZ O OUTRO: O EURO NÃO ESTÁ EM PERIGO; PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, LÁ VÃO TENTANDO ALIVIAR A COISA....

Destaques V+