Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve nos aeroportos entre o Natal e o Ano Novo

07 dez, 2016 - 22:26

​Trabalhadores da segurança paralisam a 27, 28 e 29 de Dezembro, por falta de acordo sobre um novo contrato colectivo de trabalho.

A+ / A-

Os trabalhadores dos aeroportos das empresas Prosegur e Securitas vão fazer greve em 27, 28 e 29 de Dezembro por ainda não haver acordo sobre o novo contrato colectivo de trabalho, disse à agência Lusa o coordenador do SITAVA.

Segundo Fernando Henriques, a greve já foi mesmo ratificada em plenário pelos trabalhadores associados do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA).

Os trabalhadores dos aeroportos das empresas de segurança Prosegur e Securitas querem que o novo contrato colectivo de trabalho garanta um aumento salarial para os próximos dois anos, além de melhoria das condições de trabalho, tempos de trabalho, segurança e saúde.

Em Novembro, a Associação de Empresas de Segurança (AES) disse que tem sido feito "um esforço brutal para chegar a acordo", acusando o Sitava de querer "introduzir mudanças significativas que têm que ser paulatinas".

Os trabalhadores das empresas Prosegur e Securitas são quem assegura o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores do aeroporto, pelo que uma greve poderá ter impacto no tráfego aeroportuário, sobretudo durante esta época festiva.

Em agosto os trabalhadores da Prosegur e da Securitas já tinham feito uma greve que causou perturbação nos aeroportos e levou as companhias aéreas a pedirem aos passageiros que chegassem com muita antecedência aos aeroportos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Andre
    12 dez, 2016 lisboa 12:30
    Os direitos devem ser revindicados, o problema não é o comprimento das empresas, é sim o não comprimento de uma grande maioria destes "APAS" que só reclamam direitos mas não comprem com os deveres. "Boas festas" não desejo a nenhum destes que "APAS" que destroem empresas.
  • Susana
    09 dez, 2016 Apelaçao 17:33
    Só para esclarecer....os Apas fazem o controlo de segurança no aeroporto todo, desde de passageiros, a bagagem de mão e porão, controlo das previsões de bordo,controlo das viaturas que entram no mesmo ,de staff e cargas. Esclarecido isso, são um ponto fucral na segurança de toda a aviação, só gente ignorante é que menospreza a importância da situação. A escravatura já foi abolida à muito tempo,mas o que se verifica é uma total violação aos direitos humanos.Espero que tenham umas boas festas e que percam bastantes voos.
  • João Ramalho
    09 dez, 2016 Évora 13:11
    Isso dos interesses corporativos e do terrorismo etc.... é relativo. Interesses corporativos de quem?? Patrões! Trabalhadores! Bancos! Empresas! Investidores! Escravos ( HAAAaa!!.. esses não tem defesa nem podem ser corporativos pois atão! ) CORPORATIVISMO só não existe onde há escravos a deixar obra para a posteridade!
  • Filipa
    09 dez, 2016 Lisboa 07:16
    Sr. Pedro... Meu Deus, quanta ignorância! Antes de fazer esse comentário, qie não tem outro nome senão triste, informou sr acerca dos motivos desta greve? Informou se acerca do que já foi tentado vezes a fio para negociar uma solução da parte destes trabalhadores? Por favor meça as coisas que diz e fale com conhecimento de causa.
  • aborrecido
    08 dez, 2016 Alenquer 19:53
    aos senhores barsanulfo e pedro inscrições estão abertas para lá trabalhar podem provar daquilo que as pessoas que lá trabalham passam, talvez não falem assim, cumprimentos
  • A terrorista sindica
    08 dez, 2016 Amora 18:27
    É tão bom falar quando não nos toca.... É tão bom ter um emprego com horário normak que se consegue conciliar com a vida familiar... É tão bom passar o natal é o ano novo em casa com a família.... E tão bom ter dinheiro para comprar presentes de natal...pois os APAS tem que lutar mês após mês para conseguir pagar as contas e meter comida na mesa, isto a custa de horarios desumanos, onde muitos dos dias não vêm a família! Têm de, aos 700 euros que recebem, tirar 200 para poder ir trabalhar! Têm de andar meia hora à procura de lugar para estacionar e, no final do turno, chegar ao carro e ter que pagar 98 psra desbloquear o carro! Tem de trabalhar no natal e no ano novo! Têm de passar fome! Têm de se subjugar às hierarquias! Sim.... É tão mais fácil apontar o dedo e criticar quando não nos toca a nós.... "Cego é aquele que não quer ver..." Boas festas!
  • Tomás
    08 dez, 2016 Pereira 14:03
    ?!
  • Barsanulfo
    08 dez, 2016 alcains 10:35
    Terrorismo sindical! Grave prejuízo, provocado deliberadamente, aos país e aos cidadão.Todos no olho da rua Já, a começar pelos promotores da greve! venham outros, que se revejam e negoceiem os assuntos em causa sem chantagens! Nenhuma empresa, nenhum governo deve ceder a arruaceiros chantagistas.
  • pedro
    08 dez, 2016 lisboa 06:32
    No fundo de desemprego ficam melhores. Boas férias

Destaques V+