Tempo
|
A+ / A-

Papa. Fazer notícias falsas é como ter atracção por excrementos

07 dez, 2016 - 21:39

Francisco defende que os meios de comunicação, em si, são positivos, ajudam a construir, a pensar e a fraternizar, mas, como todos somos pecadores, também os média podem fazer muito mal.

A+ / A-

Veja também:


Os órgãos de comunicação social centrados em escândalos ou que espalham notícias falsas correm o risco de se tornar como as pessoas que têm um fascínio mórbido por excrementos, afirma o Papa.

Em entrevista ao semanário católico belga “Tertio”, Francisco considera que a desinformação é “provavelmente o maior dano que os média podem provocar”.

Utilizar a comunicação para um jornalismo de escândalos e não para educar o público equivale a um "pecado", defende o Santo Padre.

O Papa deixa claro que os meios de comunicação, em si, são positivos, ajudam a construir, a pensar e a fraternizar, mas, como todos somos pecadores, também os média podem fazer muito mal.

Nesta entrevista, Francisco enuncia pelo menos quatro tentações que afectam estes meios, a começar pela calúnia, com mentiras para denegrir as pessoas, sobretudo no mundo da política.

Depois aponta a difamação, por exemplo, tirando do contexto factos do passado, antigas questões familiares ou relacionados com a justiça, mas já resolvidos e que são usados só para difamar.

Igualmente grave, para o Papa, é a desinformação, ou seja, dizer só uma parte da verdade, omitindo outros factores da realidade, impedindo assim o público de fazer um juízo sério sobre o que se passa.

Francisco pede desculpa por utilizar a expressão, mas aponta ainda uma quarta tentação, que apelidou da doença da coprofilia, o interesse patológico por fezes.

Ou seja, em vez de os média optarem pela informação límpida, positiva e transparente, preferirem a cobertura de escândalos, coisas más e feias, ainda que verdadeiras, argumenta.

“Os média devem optar por uma informação límpida, transparente e não caírem – sem ofensa – na doença da coprofilia, que é estar sempre a fazer a cobertura de escândalos, de coisas más, mesmo que sejam verdade”, disse Francisco.

“E como as pessoas têm tendência para a doença da coprofagia, muitos estragos podem ser feitos”, sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Saudade
    08 dez, 2016 lisboa 16:47
    Meu rico Ratzinger e João Paulo II... Que saudades!...
  • Mario
    08 dez, 2016 Portugal 13:33
    Mas é exactamente isso que os católicos fazem. Se reparar todos eles são católicos e vão à missa para que lhes sejam perdoados os pecados. Antigamente o clero cobrava terras e riquezas para se ser absolvido por isso o Vaticano é tão rico mas nada dá aos pobres. Afinal quem é que deturpou para seu interesse as palavras de Jesus? O grave é que as pessoas ainda acreditam nisso. Os Reis eram católicos os governantes também o são o Senhor representa Deus na Terra como os seus antecessores. A minha pergunta é foi Deus que criou o Homem ou foram os Homens que criaram Deus?
  • Ana Santiago
    08 dez, 2016 Bragança 12:28
    Concordo com o Papa.Eu punha-os mesmo a comer,já que os tribunais têm as leis que os esquerdistas fizeram em troca de jornalismo amigo.
  • saudades
    08 dez, 2016 lisboa 02:48
    Meu rico João Paulo 2 e Ratzinger... Que saudades!
  • Nortada41
    07 dez, 2016 Porto 22:14
    Tem toda a razão Sr. Papa , basta uma pessoa que esteja medianamente informada para verificar que de duas uma o jornalista está a "traficar" a informação e só apresenta aquilo que convém a uma elite ou talvez só ao seu chefe. ou então vai daí e não diz coisa com coisa porque não sabe trabalhar essa mesma informação porque não sabe patavina dos contextos. Para não dar um exemplo nacional que dava muita discussão e porquês um exemplo internacional . em Alepo é só balas bombas e mais bombas mortos e mais mortos de preferência criancinhas que em vez de as tratarem obrigam-nas a minutos intermináveis para prazer dos fotojornalista vale mais o filme que salvar a pessoa , em Mossul é tudo conquistado sem tiros não se ve ninguém a morrer tao pouco criancinhas feridas aquilo é contra o mais perigoso dos terrorista a nível mundial mas nem, parece é só manteiga . raio de tendenciosos já não há jornalismo de verdade 99% obedece a uma ordem Mundial e nem piscam . por falar nisso , já aprenderam que ninguém cai em sondagens compradas o POVO já não nessa . Bem haja

Destaques V+