Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Pizzagate. Uma mentira que foi longe demais

07 dez, 2016 - 18:00

O rumor sobre uma rede de pedofilia que nunca existiu a envolver a candidata presidencial Hillary Clinton acabou aos tiros e está a gerar debate sobre o fenómeno das falsas notícias nos Estados Unidos.

A+ / A-

Veja também:


Uma falsa notícia sobre uma rede de pedofilia que nunca existiu a envolver Hillary Clinton , com epicentro numa pizzaria de Washington, foi longe demais e acabou aos tiros.

O rumor começou com uma mensagem no Twitter partilhada milhares de vezes e a “hashtag” #pizzagate começou a aparecer nas listas de temas mais comentados.

No espaço de poucos dias, o caso espalhou-se a outras redes sociais, como o Reddit, o Instagram ou o 4chan, alimentado sobretudo por utilizadores anónimos ou pseudónimos.

A teoria da conspiração tornou-se viral na internet, amplificada pelo site Infowars, ligado à extrema-direita norte-americana. Ganhou destaque durante as eleições presidenciais norte-americanas, ao dar eco a várias notícias falsas contra a campanha da democrata Hillary Clinton.

Alex Jones, o homem por detrás do Infowars, cavalgou o tema e sugeriu, por várias vezes, que Hillary estava envolvida numa rede de pedofilia e que o seu director de campanha, John Podesta, participou em rituais satânicos.

“Quando penso em todas as crianças que Hillary Clinton matou, cortou aos pedaços e violou, não tenho medo nenhum de a enfrentar. Ouviram-me bem. Hillary Clinton matou crianças. A verdade não pode continuar escondida”, disse Alex Jones num vídeo publicado a 4 de Novembro no Youtube. Mais tarde, relacionou as suas graves declarações com a política norte-americana para a Síria.

O dono da pizzaria Comet Ping Pong, no centro do furacão, começou a receber ameaças na internet e através do telefone. Alertou a polícia e o FBI, mas continuou a ser importunado por pessoas que acreditaram no rumor.

A mirabolante teoria da conspiração falava numa rede de pedofilia instalada naquele restaurante de uma zona da classe alta de Washington, que operava numa rede de túneis secretos que davam para outras lojas da rua, que também estariam implicadas.

A mentira foi longe demais e acabou aos tiros, no passado domingo. Obcecado com o caso, Edgar Welch meteu-se no carro e guiou da Carolina do Norte até Washington para investigar.

O antigo bombeiro entrou na pizzaria com a sua espingarda de assalto, aterrorizando clientes e empregados.

Disparou contra uma porta que estava fechada no interior do restaurante, mas não encontrou crianças sequestradas, salas ou túneis secretos, muito menos uma rede de pedofilia, apenas um escritório com um computador.

Edgar Welch acabou por se entregar à polícia e ninguém ficou ferido no incidente. À polícia, disse que só queria salvar as crianças, mas não encontrou qualquer prova de uma rede de pedofilia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gustavo Wanderley
    13 dez, 2016 Rio de Janeiro 23:28
    Estou decepcionado com a imprensa portuguesa pois achei que esta estava menos envolvida com os grupos "liberais", Globalistas e terroristas dos EUA. Me enganei muito. Não por esse único texto mas por todos os outros que tenho lido. Pelos comentários porém tenho esperança nos leitores portugueses que me parece, buscam fontes alternativas como eu também procuro.
  • silva
    12 dez, 2016 lisboa 15:02
    Engraçado como deduzem que é falsa porque a hillary veio impôr que a notícia é falsa. E que tal analisarem ambos os lados da questão. E que tal analisarem todas as notícias falsas que os democratas foram alimentando sobre o Trump, durante a eleição, por exemplo? Para o tuga comum que consome o que os canais de cá passam, é natural achar que o homem é racista, homofóbico, xenófobo e trinta por uma linha. E depois vamos analisar os factos e... bola. Continuem a tentar encontrar provas de que o homem é isso tudo. Factos que não se baseiem em sentimentos. Factos, dados, provas... coisas dessas que os jornalistas de hoje preferem ignorar e mandar palha cá para fora porque chama mais a atenção. Porque depois o resultado é ficarem muito espantados do homem ter vencido. Um gajo que arrastava só 3 a 4 vezes mais pessoas para os comícios do que a sua rival. É perfeitamente normal. E se fossem recontar e retiressam os votos de imigrantes ilegais (alguns já apanhados) e aquelas máquinas (registadas em vídeo) onde a opção da hillary ficava bloqueada e não deixava votar Trump, imagino a diferença seria ainda mais humilhante para os democratas.
  • klaus
    11 dez, 2016 brasil 11:32
    é falso pq nos dizem q é falso e pronto. não é? mas isso começou em e-mails de democratas, em e-mails de um chefe de campanha pedófilo que flertava com uma menor, pq não postam aqui os e-mail que eles trocavam que foram revelados, e-mail sem nexo aparente q só tem lógica se compreendidos com palavras trocadas?
  • Barbeiro
    08 dez, 2016 Braga 12:22
    Não era preciso ir a Roma para ver que essa notícia era só para deitar abaixo a candidata. E terão conseguido. Mas não precisamos sair de Portugal para vermos gente mal intencionada. Se disserem que alguém deu ou ajudou outros, é porque lhe sobrava, já lhe pesa na consciência, já roubou muito etc. Não acreditam. Mesmo que seja verdade é muita gente que ajuda com o pouco que tem. Mas se a notícia é matou, maltrata, rouba ou é pedófilo. Mesmo depois de desmentida a mentira, à sempre quem diga! Não sei se não é verdade, tem cara de poucos amigos
  • José Ribeiro
    08 dez, 2016 Aveiro 11:56
    Lendo estes comentários concluo que há pessoas que gostam tanto de esterco que continuam a comer mesmo quando lhes dizem que não é...
  • Cláudia
    08 dez, 2016 Porto 11:32
    Engraçado que nas notícias que saem nos jornais NINGUÉM fala nos emails que saíram no Wikileaks, que são dezenas deles e falados numa linguagem de código que nunca foi explicada até agora. Exemplo: "Barack Obama gastou dinheiro dos impostos (mais de 60 mil dólares) "cachorros" para uma festa privada na casa branca." Isto seria impossível visto a casa branca não aceitar comida de fora por razões de segurança. Este email é só um dos muitoz exemplos do código usado. Para verem os mais absurdos pesquisem por JOHN PODESTA o ex chefe de campanha de Hillary Clinton. Também se esqueceram de mencionar que o dono da tal "pizzaria" já foi provado ter ido à casa branca pelo menos 3 vezes. Porquê?? Não digo que devemos acusar as pessoas de pedofilia mas investigar a fundo e não condenar as pessoas que querem ir mais a fundo nos factos. Ah, e já agora, o jornalismo não consiste em dizer se algo é facto ou ficção. É suposto ser objetivo. Isso se não fosse financiado pelas elites que controlam as notícias. Leiam antes de julgar.
  • Pelintra
    08 dez, 2016 Porto 00:52
    Ponham no google Pizzagate e vejam s é falsa ou verdadeira.
  • ANTONIO SILVA
    07 dez, 2016 PORTO 23:01
    É POR ESTAS E OUTRAS SIMILARES, QUE EU CONSIDERO QUE OS ESTADOS UNIDOS, NAÇÃO MAIS PODEROSA DO MUNDO, SE VAI TORNAR NO PAÍS MAIS RIDICULO DO MUNDO, A COMEÇAR PELO SEU NOVO PRESIDENTE, UM AUTENTICO PALHAÇO
  • Joao Magalhaes
    07 dez, 2016 Lisboa 22:37
    Estes comentários é só rir, falam nos americanos como se em Portugal fosse muito diferente, um chega a dizer " Como é possível em pleno século 21 alguém acreditar que políticos, artistas e gente da finança, etc, podem estar envolvidos com sociedades secretas, a rituais de magia sexual ou bestialidade. Incrível." ora bem, incrivel é não acreditar, temos um exemplo em Portugal, Carlos Cruz e claro, pior que eles todos vem o padres pedófilos, supostos mensageiros do senhor. Bastou ver a febre dos pokemon ou do sucesso da Maria Leal para se chegar À conclusão que as pessoas cada vez mais são influenciadas pelas redes sociais, existiu a geração rasca agora existe a geração idiota que vive da aparência,tendências e do que está na moda.
  • M.M.
    07 dez, 2016 Sintra 21:55
    "Notícias falsas". Tem piada como em vez de apresentarem os 2 lados da história simplesmente afirmam que isto é falso, quando existem emails, no minímo, suspeitos. E a Infowars não é um site de extrema direita, é da alternativa direita.

Destaques V+