Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Football Leaks

​Justiça espanhola acusa Ricardo Carvalho por delitos fiscais e investiga Coentrão

07 dez, 2016 - 14:44

Investigação tem por base informação enviada pela administração fiscal espanhola, que não remeteu ainda nenhuma informação sobre Cristiano Ronaldo.

A+ / A-

A justiça espanhola acusou o antigo jogador do Real Madrid Ricardo Carvalho por delitos fiscais, estando também a investigar o internacional português e actual jogador do clube madrileno Fábio Coentrão, noticiou esta quarta-feira a agência espanhola EFE.

De acordo com a mesma fonte, a justiça espanhola acusou também os antigos jogadores dos 'merengues' Xabi Alonso e Ángel Di María, estando a investigar o antigo avançado do Atlético de Madrid Radamel Falcão.

Fontes ligadas à investigação citadas pela EFE adiantaram também que a investigação tem por base informação enviada pela administração fiscal espanhola, que não remeteu ainda nenhuma informação sobre Cristiano Ronaldo.

A 3 de Dezembro, os membros do European Investigative Collaborations (EIC), que incluem o jornal português “Expresso”, noticiaram que Cristiano Ronaldo evadiu, supostamente, milhões de euros em impostos através de uma sociedade nas Ilhas Virgens.

A informação, que também envolve outros jogadores, entre os quais Pepe, foi colhida a partir de 1.900 gigabytes de documentos a que o referido consórcio europeu teve acesso e sobre os quais trabalharam 60 jornalistas durante mais de sete meses.

De acordo com os documentos, cedidos aos citados OCS pela plataforma digital Football Leaks, são muitas a estrelas do futebol internacional que se esforçam por ocultar os seus rendimentos ao fisco, dando como exemplos concretos os de Ronaldo e Ozil.

O avançado português terá, alegadamente, segundo o El Mundo, utilizado empresas fictícias sediadas nas Ilhas Virgens para ocultar receitas de publicidade de 150 milhões de euros e, segundo o “Der Spiegel”, alguns colaboradores próximos de Ronaldo revelaram-se preocupados com a possibilidade de detalhes da sociedade caribenha chegarem ao conhecimento das autoridades.

Entretanto, a Gestifute, do agente Jorge Mendes, que representa os interesses de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, já tinha garantido, na quinta-feira, numa declaração pública, que ambos estão em dia com as suas obrigações fiscais, tanto em Espanha como no Reino Unido.

Na mesma declaração, enviada à Agência Lusa, a Gestifute sublinhava que Cristiano Ronaldo e José Mourinho nunca estiveram envolvidos em qualquer processo judicial relativo à prática de qualquer delito fiscal e ameaçava que qualquer insinuação ou acusação dessa natureza em relação a ambos será denunciada e perseguida nos tribunais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Costa
    07 dez, 2016 Agueda 17:48
    Independentemente de ser o futebolista A ou B, o empresário A ou B ou o político A ou B, a lei deve ser aplicada e os culpados devem ser penalizados de acordo com a lei. Havendo exceções, depois não se admirem de haver cada vez mais a fugir aos impostos!...
  • rosinda
    07 dez, 2016 palmela 16:02
    Os jogadores de futebol sao vendidos como se fossem gado! O gado nao pode ser responsabilizado senhor freire. Segundo o que eu li no jornal espanhol os advogados de cristiano ronaldo nao estao muito a favor de jorge mendes o negociante do gado.
  • Isidro
    07 dez, 2016 Almada 15:51
    Está-me a parecer que a Justiça espanhola tem pouco que fazer, por isso resolveu entreter-se com os jogadores estrangeiros. Primeiro foi o Messi, agora são os portugueses...

Destaques V+