Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Almirante Macieira Fragoso

Chefe da Armada gostava de ter sido "avisado mais cedo" que não seria reconduzido

07 dez, 2016 - 07:33

O almirante Macieira Fragoso não esconde algum desagrado pela forma como o processo de substituição está a decorrer.

A+ / A-

O chefe do Estado-Maior da Armada gostava de ter sido "avisado mais cedo" de que não seria reconduzido no cargo, para que a transição se fizesse com "mais serenidade".

"Não posso dizer que tenha sido surpreendido. Que gostaria de ter sido avisado mais cedo, isso posso dizê-lo", afirmou Macieira Fragoso, em entrevista à Agência Lusa, a propósito do final do mandato, que iniciou em 9 de Dezembro de 2013.

Sem esconder algum desagrado pela forma como o processo de substituição está a decorrer, o chefe do Estado-Maior da Armada defendeu que teria sido "mais vantajoso" haver tranquilidade no processo de transição.

"Claro que é sempre vantajoso que estes processos se façam com mais tranquilidade para que a transição se faça com mais serenidade e também seria bom saber quem é o meu substituto com mais antecedência porque isso cria especulações, não é? Eu acho que é muito negativo para a Marinha, e julgo que para qualquer ramo das Forças Armadas, ver sistematicamente nos jornais notícias especulativas sobre quem vai ser, quem vai deixar de ser, o que se repercute de alguma maneira nas pessoas mas sobretudo nas instituições, o que não é nada vantajoso", afirmou.

O almirante que segue

Segundo avançou na terça-feira o “Diário de Notícias”, o Governo irá indicar o vice-almirante Silva Ribeiro, actual director-geral da Autoridade Marítima Nacional, para suceder a Macieira Fragoso. Contactado pela Lusa, o ministério da Defesa não confirmou mas também não desmentiu a notícia.

O CEMA, que "foi avisado" de que não seria reconduzido no passado dia 22 de Novembro numa reunião no ministério da Defesa Nacional, disse que não recebeu a decisão com surpresa pelo facto de, em termos legais, a substituição ser sempre uma possibilidade, interpretando a decisão "do poder político" como "uma avaliação política em relação a uma situação que poderia ter outros desenvolvimentos".

Macieira Fragoso disse que nenhuma explicação foi avançada pelo Governo e que também desconhece os critérios mas frisou que nem teria que ser dada: "O poder político legítimo assume e não tem que ser dada uma explicação. Foi naturalmente uma ponderação feita. Os factores tidos em conta, eu não sei quais são, mas [a ponderação] foi certamente aquela que foi considerada a melhor".

Questionado sobre se espera que seja entregue à Marinha a chefia do Estado-Maior das Forças Armadas quando o general Pina Monteiro [Exército] terminar o mandato, em Fevereiro, Macieira Fragoso considerou "muito importante" o princípio da rotatividade dos ramos na chefia do EMGFA.

"Por muito isento que seja o CEMGFA, em relação aos outros ramos que não os seus de origem, têm a sua matriz. Eu se fosse CEMGFA não deixava de pensar como Marinha, como oficial de Marinha e portanto é muito vantajoso que haja essa rotatividade. Eu já estive num cargo conjunto, fui director do Instituto de Estudos Superiores Militares [actual Instituto Universitário Militar] e senti essa importância de haver gente a pensar de forma um pouco diferente e que permita colorir o pensamento e as decisões de uma forma um bocadinho diferente", considerou.

Há três anos, segundo o princípio da rotatividade, a chefia do EMGFA deveria ter sido entregue à Marinha, mas o governo optou por escolher o general Pina Monteiro, oriundo do Exército.

O processo de designação dos chefes militares está regulado na Lei de Bases de Organização das Forças Armadas, prevendo que são nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo.

Os chefes do Estado-Maior dos ramos são nomeados por um período de três anos, prorrogável por dois anos, sem prejuízo da faculdade de exoneração a todo o tempo e da exoneração por limite de idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Torto
    08 dez, 2016 Vagos 09:46
    Como se vê Sr ministro os militares para a esquerda só foram bons no dia 25 de Abril.Agora tratam-nos com desprezo e arrogância.E quem é você ministro para ocupar este lugar.Foi por andar nas tertúlias. nocturnas do Porto a fazer propaganda da esquerda do PCP e depois veio de vagar aproximar do PS que tinha mais futuro E agora tutela militares e para quem nâo fez tropa "fugindo" é obra.E depois com atitudes destas tentam mostrar que agora qualquer refratario ofende as FORÇAS ARMADAS na pessoa dos seus representantes nos vários ramos.
  • lv
    07 dez, 2016 lx 14:48
    Ó Marinheiro, não há cromos insubstituiveis!
  • R. Mendes
    07 dez, 2016 Lisboa 14:35
    Não e socialista!!!!!
  • Maria da Fonte
    07 dez, 2016 Tomar 10:15
    A antecedência reclamada era para esconder esqueletos no armário ou para concluir uns chorudos negóciozitos de equipamentos que tinha em mão e garantiam comissões à Paulo Portas ?

Destaques V+