Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Três procuradores têm de analisar 17.500 declarações de rendimentos

06 dez, 2016 - 18:27 • Liliana Monteiro

Em cinco anos, os procuradores do Ministério Público junto do Tribunal Constitucional conseguiram analisar apenas 1.700 declarações de rendimentos e património.

A+ / A-

Em cima das secretárias de três procuradores que representam o Ministério Público (MP) no Tribunal Constitucional estão mais de 17.500 declarações de rendimentos e património. Nos últimos cinco anos, estes procuradores conseguiram analisar apenas 1.700 destas declarações exigidas aos políticos, titulares de cargos no Estado ou em empresas públicas.

Os dados foram revelados à Renascença por José Santos Pais, procurador-geral-adjunto do Tribunal Constitucional.

Apesar da diferença entre o número de declarações analisadas e as que estão por analisar, “o grau de intervenção em cada ano vai aumentando progressivamente”, garante.

Os três procuradores do MP já analisaram este ano 557 declarações de rendimentos e património, mais 282 do que em 2015. Estes procuradores não se dedicam a tempo inteiro a verificar estas declarações que são exigidas aos titulares de cargos públicos.

“Há um universo que vai sendo sucessivamente aumentado. A ideia é, tanto quanto possível, intervir relativamente àqueles titulares que são potencialmente considerados em maior risco – os titulares de cargos políticos mais expostos, membros do Governo, deputados da Assembleia da República, assembleias regionais, autárquicas”, explica.

Santos Pais reconhece que, perante a quantidade de declarações por analisar, os processos podem demorar “alguns anos” e, em alguns casos, quando esse escrutínio acontecer, “haverá alguns” titulares de cargos públicos que não já não estarão nas funções que os obrigaram a entregar a declaração.

Mais competências, as mesmas mãos

O procurador-geral-adjunto do Tribunal Constitucional lamenta que o legislador tenha dado nos últimos anos mais competências a este núcleo de magistrados, sem que estes tenham visto o grupo de trabalho alargado para poder fiscalizar mais.

José Santos Pais considera que é preciso uma legislação mais clara que defina bem as competências de fiscalização (que, diz, não cabem apenas ao Ministério Público), além do reforço de pessoal.

"Desde logo, em matéria legislativa há uns aperfeiçoamentos que poderão ser introduzidos e que garantirão uma melhor interligação entre todas as entidades de fiscalização e de repressão", diz.

"A lei provavelmente tem algumas lacunas legislativas que não deixam claramente definidas as funções de todas as entidades que poderão intervir neste processo".

Esta segunda-feira, numa conferência sobre corrupção e prevenção deste crime, organizada pela Procuradoria-Geral da República, José Santos Pais apresentou os dados dos últimos cinco anos. "Em todo este período propusemos 21 acções de perda [de mandato], sete de demissão, 17 de inibição, três por crimes de falsas declarações, num total de 48 acções propostas”, elencou.

Como consequência desta actividade, houve “oito decisões de perda de mandato, uma demissão, cinco [decisões] de destituição judicial, 24 de inibição, 10 absolvições e duas não pronúncias, num total de 50 decisões judiciais proferidas”.

Normalidade no caso Caixa

Entre as 557 declarações analisadas este ano não estão ainda as dos gestores da Caixa Geral de Depósitos, que só agora começaram a chegar ao Tribunal Constitucional. O assunto ainda está a ser analisado pelo Ministério Público e vai merecer em breve uma nota dos procuradores.

Questionado sobre esta polémica, Santos Pais garante que não houve falta de acção do Ministério Público. Assegura que os prazos estão a ser cumpridos e que tanto os juízes do Tribunal Constitucional como o Ministério Público estão a fazer o que lhes compete.

Seis administradores da Caixa entregaram a declaração, dos quais quatro contestam o dever de entrega, mas outros seis não entregaram por considerarem que não o têm de fazer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • as
    07 dez, 2016 adelaide 02:24
    ... Entao mas nos estamos a viver no seculo 18 ??? Entao nao teem uma programacao no computas para fazer essas verificacoes ??? mas que grande Kagada !!! parece um Pais de Africa, que o pessoal nao sabe que idade tem !!!>>>
  • Luís
    06 dez, 2016 Aljezur 22:26
    Obviamente isto é o normal desde que surgiu a informática: Ao invés de simplificar na burocracia criou uma duplicação de registos, e até 4 ou 5 X mais registos para o mesmo que existia. Tem de se colocar nesta folha de Excel, na outra, outra e outra e mais outra. Cada folha tem ligação com um determinado organismo ou programa, portando duplica-se quadriplica-se pentiquipla-se, etc. A grande ajuda da informatização foi a dispersão para vários e duvidosos meios de eficiência (retirando eficiência a montante por redundância e frustração). Quanto mais burocracia e duplicação de registos tem um país mais perto se encontra de uma Ditadura. Seja de uma ditadura tradicional ou de uma caótica e totalmente inoperante, o Portugal de hoje, registos que não servem para nada já que deveriam servir para o país avançar servem apenas para entreter funcionários e de arma de arremeço político Xico-Esperto utilizar.
  • Lv
    06 dez, 2016 Lisboa 22:20
    Entreguem isso ao do bigode e ao saloio que em dois ou três fins de semana extra, resolvem o assunto!
  • As Ferreira
    06 dez, 2016 Lisboa 22:12
    Em lado nenhum ha insubstituies, senhores do governo e da caixa tenham vergonga, eu ganho 275€ mes
  • couto machado
    06 dez, 2016 porto 20:16
    E SE PORTUGAL COMEÇASSE DO PRINCIPIO ? VAMOS RESSUSCITAR DONA URRACA E DOM. AFONSO HENRIQUES E "PRONTUS". ANDAMOS MUITO ENTRETIDOS COM DIVIDAS SOBERANAS, JUROS, PAGAMENTOS ANTECIPADOS, RECAPITALIZAÇÕES E OUTRAS COISAS. MAS QUANTO AO RESTO ESTAMOS PARADOS NO TEMPO. RAZÃO TINHA O EX-ADMINISTRADOR DA CGD QUE NEGOU A ENTREGA DO DOCUMENTO DE RENDIMENTO. ENTRETANTO O TRIBUNAL DE CONTAS "ANUNCIOU" AGORA, O DESLEIXO EXISTENTE NO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS, DE 2013 A 2015. DITOSA PÁTRIA.....

Destaques V+