Tempo
|
A+ / A-

Bloco chama presidente do Tribunal de Contas à comissão de inquérito à Caixa

06 dez, 2016 - 17:28

BE acusa o anterior Governo de nunca ter feito o controlo das metas estratégicas e que medidas estava a CGD a implementar para atingi-las.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda pediu a presença do presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, na comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

"A intenção da audição é muito simples e tem a ver com o relatório sobre o controlo que é feito pelo Estado ao seu sector empresarial e que demonstra que o anterior Governo, apesar de ter estabelecido algumas metas estratégicas, nunca fez o controlo sobre se essas metas estavam a ser atingidas e que medidas estava a CGD a implementar para atingi-las", argumenta o deputado Moisés Ferreira.

Nos passos perdidos do Parlamento, o deputado bloquista acusou ainda o executivo de Passos Coelho e Paulo Portas de "ignorar e não levar em linha de conta os relatórios trimestrais enviados pela CGD ao accionista Estado, através do Ministério das Finanças, para aprovar as contas da CGD e, mais grave, mostravam já uma acumulação de imparidades e a sua exposição a maiores riscos de incumprimento e a deterioração do capital".

O pedido do Bloco acontece no dia em que foi divulgado um relatório do Tribunal de Contas sobre o sector empresarial do Estado que aponta fragilidades ao nível do controlo do accionista Estado sobre o banco público entre 2013 e 2015.

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque e o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho não compreendem as conclusões do Tribunal de Contas referentes ao período em que estavam no Governo.

“Não entendo exactamente em que contexto é que, eventualmente, a Inspecção Geral de Finanças pudesse acrescentar transparência ou melhor controlo [sobre a CGD]. Sendo uma entidade do sector financeiro, tem exigências muito superiores”, disse Maria Luís Albuquerque, ressalvando que apenas soube da existência do relatório pelas notícias difundidas esta terça-feira.

Pedro Passos Coelho rejeitou qualquer falta de transparência no controlo da Caixa entre 2013 e 2015, destacando um "nível de auditoria com profundidade e exigência muito maior" do que no passado.

[notícia actualizada às 18h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Viver com Dignidade
    06 dez, 2016 Do mundo dos vivos 20:13
    À comissão de inquérito, mas em termos criminais ninguém os aflije, seja a deputados seja a governantes, os dinheiros públicos dão para gastar mal e não existe a má gestão de dinheiros públicos para esta gente a imunidade tapa tudo.

Destaques V+