Tempo
|
A+ / A-

Firmo condenada por participar em cartel dos envelopes

06 dez, 2016 - 13:49

Vai pagar coima de 160 mil euros. A condenação da Firmo foi o último passo do desmantelamento deste cartel.

A+ / A-

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a Firmo Papéis e Papelarias ao pagamento de uma coima de 160 mil euros por cartelizar preços na produção e comercialização de envelopes de papel, com outras quatro empresas.

A investigação da AdC revelou que esta prática restritiva da concorrência teve lugar entre 2007 e 2010, envolvendo a Firmo, Copidata, Tompla, Antalis Portugal e a Papelaria Fernandes, que manipularam propostas de fornecimento, acordando entre si os preços a apresentar, de forma a determinar artificialmente a empresa à qual o fornecimento seria adjudicado.

“Actuaram concertadamente no mercado nacional de envelopes, tendo em vista repartir entre si os clientes e fixar o nível dos preços, restringindo e falseando a concorrência, em concursos de fornecimento de envelopes que eram lançados por clientes de referência”, explica a autoridade em comunicado divulgado esta terça-feira.

A condenação da Firmo foi o último passo do desmantelamento deste cartel e, apesar de estarem envolvidas mais quatro empresas, apenas a Antalis Portugal foi em Maio condenada ao pagamento de uma coima de 440 mil euros.

As empresas Copidata e Tompla – Indústria Internacional do Envelope, que integram o mesmo grupo económico, foram dispensadas do pagamento de coima por terem denunciado a prática, apresentando à AdC elementos de prova e colaborando na investigação.

No caso da Papelaria Fernandes – Indústria e Comércio, não foi possível à AdC fixar coima, uma vez que a empresa faliu e não tem volume de negócios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+