Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Interactivo

Património da Humanidade. Como evoluiu o Porto em 20 anos?

06 dez, 2016 - 00:37

O Porto está diferente, diz quem o visita e o conheceu antes de ser um dos destinos preferidos dos turistas europeus. Veja as imagens e confira.

A+ / A-

A classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foi decidida há duas décadas numa reunião na Cidade do México.

Vinte anos depois, o Porto está diferente. Veja alguns exemplos da evolução da cidade que, segundo o autarca Rui Moreira, foi "salva" a tempo da ruína pela ONU.

Em cima:

Antes: Ponte Luís I, 1970. Foto: Porto Desaparecido | Depois: Ponte Luís I, 2016. Foto RR

Em baixo:

Antes: Torre dos Clérigos, postal dos anos 70. Foto: Porto Desaparecido | Depois:Torre dos Clérigos, 2016. Foto RR

A construção do Metro do Porto, no início do novo século, alterou significativamente a arquitectura de várias zonas da cidade. A zona da Trindade, que viu demolida a estação ferroviária Porto-Trindade em 2001, é um exemplo disso.

A estação actual foi inaugurada em 2003.

Antes: estação ferroviária Porto-Trindade, anos 90. Foto: Porto Desaparecido | Depois: estação da Trindade, 2016. Foto: RR

A Praça de Lisboa é um dos maiores exemplos do estado de degradação em que se encontrava o centro do Porto há meia dúzia de anos atrás. O antigo Mercado do Anjo, transformado num fracassado Clérigos Shopping, estava ao abandono desde 2002.

Em 2013, é inaugurado oficialmente o "Passeio dos Clérigos", uma galeria comercial da empresa bracarense Urbaclérigos com lojas de marcas de luxo, cafés e bares.



Em cima:

Praça de Lisboa antes das obras. Foto: Sociedade Secreta de Reabilitação Urbana

Em baixo:

Vista de satélite da Praça de Lisboa em 2009 e 2016

Imagens: Google Earth

Em 2014, a Câmara do Porto começou a requalificação da Rua das Flores, uma das dez ruas do centro histórico escolhidas, naquele ano, para passarem a ser exclusivamente pedonais.

Um processo que a autarquia quer gradualmente aplicar a toda a baixa portuense.

Depois de vários meses em obras, esta artéria da cidade tradicionalmente conhecida pelos armazéns de têxteis, retrosarias ou cutelarias foi-se transformando num espaço moderno, cheio de esplanadas, mercearias, lojas e muitos artistas de rua a animar quem por lá passa.

Veja como evoluiu esta rua, entre 2009 e 2014.

Rua das Flores em 2009 e 2014

Imagens: Google Maps

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+