Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadores dos aeroportos ameaçam com greve no final do ano

05 dez, 2016 - 17:02

Sindicato acusa ANAC de ter "licenciado ilegalmente" a Ryanair e a Groundlink na prestação de serviços de assistência, na origem do despedimento colectivo na Portway.

A+ / A-

Os trabalhadores de 'handling' (assistência em terra) da Groundforce e da Portway aprovaram esta segunda-feira um plenário no dia 26 para decidir a marcação de uma greve entre 28 e 30 de Dezembro, anunciou o sindicato do sector.

A decisão foi aprovada esta manhã, num plenário realizado em Lisboa durante uma concentração de trabalhadores em frente às instalações da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que o Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (Sitava) acusa de condicionar a actividade de assistência nos aeroportos.

O sindicalista Fernando Henriques, em declarações à Lusa, adiantou que os Assistentes de Portos e Aeroportos (APA) poderão também aderir a esta greve, estando marcado para a próxima quarta-feira um plenário do sindicato com estes trabalhadores.

"Simbolicamente estamos aqui porque o presidente da ANAC, Luís Ribeiro, e a própria ANAC são o grande obstáculo a que o sector estabilize e os trabalhadores possam enfrentar o futuro com alguma segurança", disse o dirigente sindical em declarações à Lusa, durante o protesto que contou com algumas dezenas de trabalhadores.

O sindicato acusa a ANAC de ter "licenciado ilegalmente" a Ryanair e a Groundlink na prestação de serviços de assistência em terra nos aeroportos, o que esteve na origem do despedimento colectivo na Portway.

"Não sabemos se daqui a seis meses vamos ter empresa para trabalhar e o grande responsável é Luís Ribeiro e, por isso, propomos aos trabalhadores três dias de greve", adiantou Fernando Henriques.

Na moção aprovada, a que a Lusa teve acesso, os trabalhadores de assistência nos aeroportos "exigem" que as entidades responsáveis "intervenham, estabilizando o sector do 'handling'" e, caso a intervenção não se "verifique no imediato", avançam para a marcação da greve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+