Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Padre Hélio Cordeiro dos Santos vence Prémio Paulus/2016

05 dez, 2016 - 16:48

O prémio é “um presente de Natal antecipado”, diz o padre, de 36 anos, natural do estado brasileiro de Goiás.

A+ / A-

O ensaio “Teoria da Reencarnação. Uma visão crítica de D. Boaventura Kloppenburg”, do padre Hélio Cordeiro dos Santos, da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, venceu o Prémio Paulus.

Em comunicado, a Paulus Editora afirma que a investigação de Cordeiro dos Santos “apresenta as críticas mais pertinentes à doutrina da reencarnação, segundo a abordagem do bispo brasileiro Boaventura Kloppenburg (1919-2009)”.

“A relevância da abordagem crítica à reencarnação não é tanto de ordem teológica, mas de ordem pastoral, uma vez que este é um tema que causa alguma perturbação e confusão nas comunidades e que pede um esclarecimento que ajude as pessoas a formarem um juízo crítico e racional sobre o mesmo”, lê-se no mesmo comunicado.

O prémio é “um presente de Natal antecipado”, afirma em comunicado enviado à Lusa o autor distinguido.

“Confesso que de início fiquei muito surpreso. Mas, depois da surpresa, fui tomado por uma grande alegria e um sentimento de gratidão a Deus”, acrescentou o sacerdote brasileiro.

Hélio Cordeiro dos Santos nasceu há 36 anos em Posse, no Estado brasileiro de Goiás, foi ordenado sacerdote na sua terra natal em Dezembro de 2009, desempenhando desde então as funções de pároco da paróquia do Imaculado Coração de Maria, diocese de Formosa, em Planaltina de Goiás.

Cordeiro dos Santos é pós-graduado em docência do Ensino Superior, pela Faculdade Mario Schenberg, licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Anápolis e mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Actualmente, é professor no curso superior de Teologia para leigos na diocese de Formosa.

O bispo Boaventura Kloppenburg nasceu na Alemanha, “mas passou grande parte da sua vida no Brasil, onde foi professor de Teologia Dogmática, bispo auxiliar de São Salvador da Baía, bispo de Novo Hamburgo, membro e consultor de várias congregações da Cúria Romana, perito nas conferências-gerais do Conselho Episcopal Latino-Americano e membro da Comissão Teológica Internacional”, disse à Lusa fonte editorial.

O Prémio Paulus é uma iniciativa da Paulus Editora e tem “como objectivo promover a reflexão teológico-cristã, incentivar os estudantes no trabalho de pesquisa e lançar novos autores”. Todas as obras concorrentes ao prémio devem ser inéditas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+