Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​O turismo das vinhas. Há agora uma “Grande Rota” a unir dois pedaços do Douro

05 dez, 2016 - 16:09 • Olímpia Mairos

Rota turística de 200 km une Douro Internacional e Douro Vinhateiro.

A+ / A-

O Douro Internacional e o Douro Vinhateiro vão ficar “unidos” através de uma rota turística com cerca de 200 quilómetros de extensão, num corredor “verde” que liga cinco municípios transmontanos ribeirinhos do Douro.

O projecto “Grande Rota” nasce na associação de municípios do Douro Superior (AMDS) e visa “criar pontes” entre as duas regiões para potenciar a oferta, a fim de tornar o Parque Natural do Douro Internacional e o Alto Douro Vinhateiro um destino “de excelência” de turismo de natureza.

O projecto “tem como objectivo dotar o território” de uma “infra-estrutura de elevado interesse turístico, funcionando como um projecto-âncora", explica o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

Se o visitante iniciar o percurso em Miranda do Douro, é convidado a seguir por Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. Nestes três concelhos o visitante vai poder desfrutar de imponentes paisagens planálticas, a uma altitude média que ronda os 700 metros. O rio Douro surge encaixado em granitos, sobranceiro a escarpas com mais de 150 metros de altura.

Mais a sul, nos concelhos de Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, o visitante terá a oportunidade de desfrutar de tranquilas e imponentes paisagens onde termina o Douro Internacional e começa o Alto Douro Vinhateiro.

Nos territórios abrangidos por esta Grande Rota, em que o Douro Internacional abraça o Douro Vinhateiro, habitam espécies únicas (animais e vegetais), algumas delas em vias de extinção.

Os cinco concelhos onde a grande rota se vai desenvolver abrangem uma área de 2.407 quilómetros quadrados e envolvem uma população de 36.748 habitantes.

A candidatura a fundos comunitários para a execução do projecto já foi aprovada, e está orçada, nesta primeira fase, em 350 mil euros.

Primeiro de vários projectos

Além de Miranda do Douro, a Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS), entidade a quem cabe a gestão do projecto, integra os concelhos de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, concelhos que têm em comum a bacia hidrográfica do Rio Douro

A criação da “Grande Rota” é o primeiro de uma série de novos projectos ligados ao património material e imaterial. Para Artur Nunes, é “importante criar projectos estruturantes para o território do Douro Internacional ao nível cultural, ambiental, desportivo ou gastronómico, criando, assim, uma maior união entre municípios transmontanos ribeirinhos do Douro”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+