Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oito dos 18 suspeitos de furto a caixas multibanco ficam em prisão preventiva

05 dez, 2016 - 12:56

Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa diz que há "fortes indícios" que os arguidos faziam parte de uma rede que explodia caixas ATM para as roubar.

A+ / A-

Oito dos 18 arguidos detidos na semana passada por furto em caixas de multibanco, através de explosão, ficaram em prisão preventiva, informou esta segunda-feira a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

De acordo com a PGDL, após interrogatório judicial, cinco outros arguidos ficaram sujeitos à obrigação de se apresentarem à autoridade policial da área das respectivas residências e três a termo de identidade e residência (TIR).

Os arguidos ficaram "fortemente indiciados" pela prática de crimes de associação criminosa, furto qualificado, provocação de explosão, dano qualificado e branqueamento de capitais.

"Segundo os fortes indícios recolhidos, desde data não apurada de 2014, os arguidos integrando uma estrutura organizada, praticaram furtos em terminais de ATM, que sabiam ter avultadas quantias em dinheiro, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, para os quais se deslocavam em veículos furtados, por norma durante a noite, e que rebentavam com recurso a explosivos e/ou misturas gasosas deflagráveis, dissimulando depois o dinheiro que retiravam em diferentes contas bancárias, visando ocultar a sua proveniência", refere a PGDL.

As buscas realizadas nas áreas dos municípios de Sintra, Amadora, Cascais, Oeiras, Lisboa, Setúbal e Alcobaça.

A investigação prossegue sob a direcção da 4.ª secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Sintra/Lisboa Oeste com a coadjuvação da Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+