Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Manuel Cajuda volta à China

05 dez, 2016 - 12:53

Treinador português assinou por uma época pelo Sichuan Annapurna

A+ / A-

Manuel Cajuda, um dos mais carismáticos treinadores portugueses no activo, está de regresso ao Oriente, tendo assinado contrato por uma época pelo Sichuan Annapurna, dos escalões secundários do futebol chinês.

O treinador, que já teve, há dois anos,experiências nos chineses do Tianjin Quanjian e Chongqing, não esconde, em entrevista a Bola Branca, alguma tristeza por voltar a sair do país.

“Vou com algum lamento. O futebol português ofereceu-me um currículo invejável e isso permite-me trabalhar no estrangeiro. Em Portugal, as pessoas começam a entender que estamos fora do prazo em relação à idade”, lastima.

Cajuda lembra que é colega de alguns treinadores que hoje estão no topo, tendo a mesma idade: “Temos a mesma idade, mas, de certo modo, acabo por ser visto como um voltar ao passado. Depois de pensar muito, agarrei-me ao que considero ser a gratidão que tenho pelo ao futebol português e decidi ir mais um ano para onde me quiseram.”

O treinador diz que o Sichuan Annapurna "não é o melhor clube do mundo", mas explica a opção pelo facto de se tratar de um emblema que. "precisa de ser ajudado" e pertence a uma empresa grande que se lembrou de si.

"Lembraram-se de que eu tinha trabalhado na China, gostaram de mim e acharam que tenho capacidade para, pelo menos, ensinar. Mas não vou só para ensinar. Vou jogar para ganhar”, assume.

O regresso ao futebol chinês tem também outra justificação do experiente treinador: “Vou para um futebol menor, mas que não é menor em todas outras coisas que se falam. O país para onde eu vou tem comprado praticamente Portugal. Se comprar, também, a minha competência, não é uma vergonha. Vou fazer por mais algum tempo o que gosto, para que as pessoas não pensem que me vou arrastar pelos campos de Portugal conspurcando aquilo que me deu tanto trabalho a fazer.”

Com o ingresso no Sichuan Annapurna, Manuel Cajuda deixa de integrar o painel da Tertúlia de Desporto da Renascença, à 2ª feira entre as 19h00 e as 20h00. É substituído pelo treinador Domingos Paciência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+