Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Natal em Lisboa” com concertos em igrejas e até no aeroporto

05 dez, 2016 - 10:10

Todos os espectáculos têm entrada livre.

A+ / A-

De Marvila ao Lumiar, do Bairro Alto à Graça, o “Natal em Lisboa” apresenta um ciclo de concertos para toda a família. De 1 a 17 de Dezembro, há espectáculos em igrejas, no Cinema São Jorge, no Cine-Teatro Capitólio e até aeroporto Humberto Delgado.

A programação “espelha a diversidade das tradições natalícias nos quatro cantos do mundo, com cânticos de Natal romenos e australianos, passando pelos clássicos alemães ou o cancioneiro tradicional português”, segundo a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), que organiza o ciclo.

Os concertos “Natal em Lisboa” destinam-se a “toda a família” e são de entrada gratuita.

No arranque do ciclo, a novidade da programação é a construção de “um presépio em cortiça” dedicado a Santo António, desafio destinado às crianças da capital e que vai decorrer no Museu de Lisboa – Santo António.

À semelhança das edições anteriores, o convite à descoberta do “rico património eclesiástico” de Lisboa reflecte-se na programação de espectáculos em sete igrejas, em vários pontos da cidade, “de Marvila ao Lumiar, do Bairro Alto à Graça”.

O primeiro concerto vai realizar-se na Igreja de São Vicente, no dia 3 Dezembro, pelos 21h30, com a actuação, pela primeira vez, do grupo romeno Vivarte, que vai tocar “cânticos de natal tradicionais da Roménia, mas também clássicos intemporais de Mozart ou Schubert”.

Um dos novos palcos da iniciativa “Natal em Lisboa” é o Capitólio, que vai receber “um original concerto de Natal, que cruza o fado, o canto lírico e o piano”, com a actuação do grupo Fado Lírico, no dia 7 de Dezembro, às 21h30.

Já o Cinema São Jorge vai voltar a receber várias formações da Escola de Música do Conservatório Nacional, nomeadamente a Orquestra Sinfónica, Pequenos Cantores, Musaico e Coro Geral, num espectáculo a 13 de Dezembro, pelas 21h30.

No aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a iniciativa vai “dar as boas-vindas aos que aterram na cidade com um concerto inesperado, do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa”, em que vão ser interpretados “cantos natalícios portugueses, mas também da Hungria, Colômbia, Finlândia, Argentina ou Israel”, afirmou a organização.

Entre os grupos que integram esta edição do “Natal em Lisboa” encontram-se o Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa, Os Músicos do Tejo, a Escola de Música do Conservatório Nacional, o Coro Ricercare, o Fado Lírico e a Orquestra e Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa.

Além da igreja de São Vicente, as igrejas lisboetas de São Nicolau, de São Roque, do Colégio de São João de Brito, da Graça, de Santo Agostinho de Marvila e de São Domingos também vão acolher espectáculos.Veja o programa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+