Tempo
|
A+ / A-

Sabe circular nas rotundas? Mais de 3 mil condutores já foram multados

05 dez, 2016 - 07:45

"Novo" Código da Estrada introduziu 60 alterações. Uma delas foi na quantidade de álcool permitida no sangue para recém-encartados e profissionais.

A+ / A-

Desde a entrada em vigor do "novo" Código da Estrada, em 2014, mais de três mil condutores foram multados por não saberem fazer as rotundas. Os dados são da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e divulgados esta segunda-feira pelo “Jornal de Notícias”.

A regra em vigor estabelece que a circulação deve ser feita à esquerda, começando a encostar-se à direita apenas quando está próximo da saída.

Mas, segundo a GNR, uma das causas para as transgressões é a falta de uniformização das rotundas. “Não têm todas a mesma configuração”, afirma o major Paulo Gomes ao JN.

Já o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, lamenta que em Portugal se continue “a conduzir mal”.

As infracções são detectadas quando os militares se encontram a circular em serviço.

Em Janeiro de 2014, foram introduzidas mais de 60 alterações ao Código da Estrada. Além da circulação nas rotundas, a taxa de álcool para condutores recém-encartados e profissionais foi reduzida para 0,2 gramas por litro de álcool no sangue. E também aqui as infracções aumentaram: nos últimos três anos, foram multados 1.909 condutores.

Outro número negativo da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária diz respeito ao número de acidentes com bicicletas, que aumentou. Entre 2014 e 2015, foram registados 3.939 .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MP
    04 nov, 2019 Lisboa 18:42
    Por onde começar sem ofender? Pela condução que se vê em Portugal, cerca de 50% dos condutores não devia ter carta. São filas de carros a respeitarem a sua vez, e os penetras do costume a furar passando o traço contínuo... condutores que fazem as rotundas pela via mais à direita saindo na 2ª e na 3ª saída, basicamente a ultrapassar quem está bem pela direita... condutores que circulam nas autoestradas na via central ou mais à esquerda quando não têm ninguém à sua direita, obrigando os outros a ultrapassar pela direita... piscas, onde?... excesso de velocidade é praticamente todos... acidentes mortais e não mortais sempre culpa do condutor, pq se não ha condiçoes de conduzir rápido há que moderar a velocidade... distância da viatura da frente? isso é regra???... conduzem como se estivessem numa corrida de automóveis, como se o automóvel fosse um carro de competição, mantido por uma equipe de mecânicos especialistas e confiam nos seus reflexos como se fossem condutores de formula 1... há até quem conduza com os joelhos! Já para não falar nos senhores que conduzem alcoolizados ou com outras substâncias! Multas mais pesadas sim e de preferência daquelas que doem. Especialmente para aqueles que por terem empresas, não se identificam como condutores, pagam a multa, ficam com o carro apreendido 1 mês e mantém a carta imaculada! Tenham vergonha.
  • João Barros
    07 dez, 2016 Lisboa 14:46
    Esta é mais uma lei que ignora a realidade e conduz os automobilistas, em muitos casos, a situações impossíveis de cumprir, afinal, o habitual desrespeito pelo cidadão.
  • Guilherme Almeida
    06 dez, 2016 Lisboa 22:40
    Os condutores não sabem "fazer" as rotundas e, a montante, os preclaros legisladores não sabem "fazer" as leis!
  • Antonio Rodrigues de
    06 dez, 2016 Amora 13:17
    As palavras que vou escrever é o seguinte, não é a só entrada nas Retundas que fazem mal é também, entrarem pela Direita e não fazerem o Pisca a dizer o local de saída, a condução neste País, deixa muito a desejar, as Autoridades têm que fiscalizar mais.
  • Manuel Gomes
    06 dez, 2016 Loures 11:28
    Mas o problema maior do código da estrada é nas passadeiras. Há duas qualidades de passadeiras: sem zebra e com zebra. A primeira está conjugada com a sinalização luminosa, já a segunda nem carne nem é peixe. Com zebra a passadeira diz-nos que temos prioridade quando peões, mas se... tiver sinal luminoso já assim não é. Estou mesmo a ver os idosos deste país em que os ossos os obriga a olhar para o chão a levantar o pescoço para verem as duas sinalizações.(?) E os sexagenários sabem o código? Os portugueses serão obrigados todos a tirar a carta? Não é por acaso que 80% das mortes se dão nas passadeiras com zebra e duas sinalizações. e, tudo isto, porque quando se põe uma sinalização não se retira a outra.
  • Palma
    06 dez, 2016 Colónia 09:23
    A sinalizacao e o código das estradas em Portugal é uma trampa. Adotem o sistema alemao que é bem mais lógico e melhor organizado.
  • MARQUES
    06 dez, 2016 Estados Unidos 00:56
    Já tenho carta de condução há 50 anos, conduzo cerca 30.000 km por ano . . . e sem acidentes ou multas mas não vivo em Portugal. Quando visito a Pátria amada tenho problemas com as rotundas, especialmente em Lisboa donde tento sair o mais rapidamente possível . . . Francamente não compreendo a lógica do atual código a não ser que seja para a caça ao conductor!
  • Zé Brasileiro
    05 dez, 2016 Braga - Provinciano 23:01
    Uma grande cabecinha pensadora deve ser aquela cabeça que inventou estas bonitas normas para circular nas rotundas . Uma raridade , uma raridade ...
  • Mike
    05 dez, 2016 US 20:23
    Em caso de acesso de trafico espera um mês para entrar o entra logo para matar..........
  • Pedro Lourenço
    05 dez, 2016 Lisboa 17:28
    O maior erro dos condutores começa logo na na entrada da rotunda, se sabem que vão contornar para sair para na 3ª à esquerda não devem abordar a rotunda na faixa da direita, depois ou circulam por fora ou vão ter de cruzar o resto do transito. E se vão sair na primeira saída não devem abordar a rotunda vindos da esquerda.

Destaques V+