Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bastonário dos médicos teme saúde a duas velocidades

04 dez, 2016 - 21:13

José Manuel Silva, que está de saída do cargo, pede mais investimento no sector da saúde.

A+ / A-

Se não houver mais investimento no Serviço Nacional de Saúde, o sistema irá funcionar cada vez mais a duas velocidades, uma para ricos, outra para pobres. O alerta é do bastonário da Ordem dos Médicos.

“Os portugueses têm de ter consciência de que, se não investirem mais no Serviço Nacional de Saúde, este vai continuar a ser emagrecido e nós vamos ter em Portugal – o que é profundamente indesejável e anti-constitucional – serviços de saúde a duas velocidades: um, de mais qualidade, para quem tem dinheiro e outro, de menor qualidade, para os mais pobres. Isso só se resolve com mais financiamento”, disse.

O aviso de José Manuel Silva foi deixado este domingo, em Braga, durante a cerimónia de juramento de Hipócrates de 176 novos médicos.

Esta foi a última cerimónia de José Manuel Silva enquanto bastonário. Está no fim o seu mandato de seis anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Palhaço
    05 dez, 2016 Coimbra 19:06
    Claro que é a duas velocidades : UMA À CÃMARA LENTA PARA POBRES e outra Acelerada para RICOS !
  • CasteloBranco
    05 dez, 2016 Castelo Branco 11:23
    Porquê dos Srs. "Doutorados" médicos serem diferentes em termos remuneratórios dos outros funcionários públicos? Porque não se obriga a exclusividade de 8 anos no Estado e só depois poderem irem para o sector privado, se o interesse do Estado não fosse posto em causa. Porque não podem ser colocados no interior como fazem com os professores? Existem portugueses de 1º, 2º e demais categorias…. Se existem pobres e ricos….onde se situam a classe médica?
  • maria
    05 dez, 2016 Lx 05:33
    Estou farta deste arauto da desgraça, a realidade é outra; já tenho médico de família atribuído, tenho as consultas que preciso; não me queixo.
  • h'ocanhão
    05 dez, 2016 Vila Real 05:26
    Mas, saúde a duas velocidades, não é o estado actual da saúde em Portugal?

Destaques V+