Tempo
|
A+ / A-

Livro traz propostas de Advento para “crentes e não crentes”

04 dez, 2016 - 11:41 • Ângela Roque

Numa obra escrita a dois, há explicações, propostas e textos que vão ao encontro de todas as sensibilidades, numa época do ano que não deixa ninguém indiferente.

A+ / A-

Em pleno Advento, o tempo especial em que os cristãos se preparam para o Natal, a Paulus Editora apresenta o livro “Advento e Natal e para crentes e não-crentes”, que fala a todos sobre esta época que é, afinal, de esperança para todos.

Uma das curiosidades deste livro foi ter sido escrito a dois, mas em separado, pelo escritor Jorge Reis-Sá e por Isabel Figueiredo. A responsável pela produção de conteúdos religiosos da Renascença explica que os autores não se conheciam, nem sabiam o que cada um estava a escrever: “Na verdade nós nunca falámos um com o outro, nem nunca vimos o que é que um e outro estávamos a escrever. Só no fim, quando já estavam prontas as provas finais do livro é que nos foi enviado o livro inteiro, e foi possível confirmar e verificar os dois textos”.

Este é um livro pequeno, “quase de bolso”, com textos curtos e uma linguagem acessível a todos. Apresenta meditações para cada Domingo do Advento e Natal, mas vai além do 25 de Dezembro. “A Paulus deu-nos pistas de escrita e reflexão, tivemos sempre em conta as passagens do Evangelho dos Domingos do Advento, e depois mais dois Domingos depois do Natal”, o que significa que “vai até Janeiro, altura em que liturgicamente se assinala o baptismo de Jesus, que é exactamente o tempo do Natal”.

“Para mim era mais fácil, porque eu estava muito focada no Evangelho”, conta Isabel Figueiredo. “O Jorge penso que o que o orientou mais foi a perspectiva do Natal para todos, no sentido como é que todos vivem ou podem viver o Natal. Mas depois os textos cruzam ideias e palavras”.

Jorge Reis Sá escreveu para os não crentes, com reflexões sobre a vida, o amor e a família, Isabel Figueiredo para os crentes, mas assegura que o livro se destina a todos, sejam católicos ou não, porque esta é uma quadra com importância para toda a gente: “O Natal é de todos e para todos. Claro que para um crente que sabe exactamente a natureza do Natal, que estamos a celebrar o nascimento do Menino Jesus, esse acontecimento supera todos os outros. Mas não podemos ignorar o que é que se passa à volta do Natal, e por isso o Jorge tem muitas palavras relacionadas com família, esperança, luminosidade, transparência - ele usa muitas palavras que para ele se identificam com o tempo de Natal, eu tenho muito mais um olhar sobre os acontecimentos evangélicos do Natal”.

A obra dá continuidade à colecção da Paulus Editora que já inclui outros dois livros para crentes e não crentes, um sobre o Rosário, outro sobre a Via Sacra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+