Tempo
|
A+ / A-

Luaty Beirão aplaude saída de José Eduardo dos Santos. "É preciso novas caras, novo sangue"

02 dez, 2016 - 19:04

Activista considera que Angola tem estado refém das "decisões e dos caprichos" do Presidente.

A+ / A-
Luaty Beirão aplaude saída de José Eduardo dos Santos. "Angola precisa de novas caras"
Luaty Beirão aplaude saída de José Eduardo dos Santos. "Angola precisa de novas caras"

A notícia de que José Eduardo dos Santos não se vai recandidatar à presidência de Angola é boa, mas "é preciso novas caras e novo sangue", afirma o cantor e activista luso-angolano Luaty Beirão.

Segundo a rádio pública angolana, o chefe de Estado e presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), José Eduardo dos Santos, indicou o vice-presidente do partido e actual ministro da Defesa, João Lourenço, como o candidato do partido a Presidente da República nas eleições de 2017.

"Obviamente que fico satisfeito com essa tomada de posição de não se candidatar de novo; já chega, ele tem um percurso que, gostando ou não, respeitando ou não, vai ter de ser estudado e vai ter de ser documentado", disse Luaty Beirão em entrevista à Lusa em Lisboa.

O activista político, que foi condenado e mais tarde amnistiado por preparar uma rebelião, admitiu ficar "satisfeito, obviamente", e considerou que "era chegada a altura de fazer este anúncio", acrescentando que "o país não pode ficar dependente de uma só figura".

Para o cantor angolano, se José Eduardo dos Santos "voltasse a candidatar-se, ele voltaria a ganhar".

"É preciso novas caras, novo sangue, Angola tem de dar um passo, ele já não está a permitir que Angola caminhe; Angola está refém das suas decisões e dos seus caprichos e felizmente foi ele próprio a decidir que basta. Estou muito satisfeito com isso, e agora o caminho é para a frente. 'Next'", concluiu.

Para o número dois da lista do MPLA às eleições gerais de 2017, e candidato a vice-presidente, foi indicado e aprovado na reunião do Comité Central do partido, que se realizou hoje em Luanda, o nome do actual ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sérgio de Castro
    03 dez, 2016 Benguela 11:57
    Não percebo a reação do Luaty Beirão...um vai ser igual ao outro...só mudam as caras...

Destaques V+