Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA

Fernando Santos candidato a Melhor Treinador do Ano

02 dez, 2016 - 11:02

Claudio Ranieri, campeão inglês pelo Leicester, e Zinedine Zidane, vencedor da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, são os outros dois finalistas. O vencedor será anunciado a 9 de Janeiro em Zurique, na Gala da FIFA.

A+ / A-

Fernando Santos é um dos três candidatos finais ao prémio de Melhor Treinador do Ano, atribuído pela FIFA. O organismo divulgou, esta sexta-feira, o nomes dos três finalistas e o seleccionador nacional, campeão da Europa por Portugal, vai competir com o italiano Claudio Ranieri, campeão inglês pelo Leicester City, e com Zinedine Zidane, vencedor da Liga dos Campeões pelo Real Madrid.

Dois veteranos e um novato na corrida pelo título, sendo que Zidane pode juntar o de melhor treinador ao de melhor jogador. O francês foi eleito o melhor futebolista do mundo, pela FIFA, em 1998, 2000 e 2003.

Fernando Santos, de 62 anos, venceu o Campeonato da Europa, em França, no comando da selecção nacional, num ano civil em que perdeu, apenas, um jogo oficial, frente à Suíça, em Setembro. O treinador pegou na equipa portuguesa em 2014, após o Mundial, garantiu a qualificação para o Euro 2016 e venceu o título, em Paris.

No seu currículo, conta passagens pelos três grandes, com destaque para o FC Porto, onde conquistou um campeonato, duas taças e duas supertaças. Foi seleccionador da Grécia, país onde consolidou estatuto quando orientou AEK, Panathinaikos e PAOK. Pelo AEK venceu uma taça grega. Estoril e Estrela da Amadora são os outros clube do percurso do treinador português, candidato a melhor do ano.

O anúncio do Melhor Treinador do Ano está agendado para 9 de Janeiro, na Gala da FIFA, em Zurique, na Suíça.

Pelo caminho ficaram os outros sete candidatos: Chris Coleman, seleccionador do País de Gales, uma das grandes surpresas do Euro, Didier Deschamps, seleccionador da França, vice-campeão europeia, Luis Enrique, campeão espanhol pelo Barcelona, Pep Guardiola, campeão alemão pelo Bayern Munique, Jurgen Klopp, finalista da Liga Europa pelo Liverpool, Mauricio Pochettino, treinador do Tottenham, e Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid, finalista vencido da Liga dos Campeões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FM.
    02 dez, 2016 gaia 20:59
    O ENGº DO PENTA CONQUISTADO PELO MEU F. C. DO PORTO,NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE MERECE O GALARDÃO DE MELHOR TREINADOR DO ANO ,APÒS A CONQUISTA DO CAMPEONATO EUROPEU.PARABENS A TODO O STAF DA F.P.DE FUTEBOL,NA PESSOA DO SEU PRESIDENTE COMO ESTRELA MAIOR.MAIS UMA VEZ AOS JOGADORES E A TODOS OS DESPORTISTAS PORTUGUESES.
  • rosinda
    02 dez, 2016 palmela 11:13
    Quem sabe senhor fernando santos!

Destaques V+