O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
A+ / A-

Guterres encontra-se sexta-feira com Obama

01 dez, 2016 - 00:07

Estados Unidos foi um dos países que elogiou a escolha do português para secretário-geral das Nações Unidas.
A+ / A-

O próximo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, encontra-se na próxima sexta-feira, na Casa Branca, com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No início do mês, Guterres já se tinha encontrado com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry que considerou o secretário-geral designado da ONU o "homem certo para o momento."

"É uma altura em que os princípios das Nações Unidas e a sua liderança serão tão importantes como qualquer outro momento de que tenha memória. E acho que António [Guterres] é o homem certo para o momento; tem grandes responsabilidades, mas pode oferecer energia, capacidade e experiência", disse.

António Guterres presta juramento sobre a Carta das Nações Unidas numa cerimónia pública em Nova Iorque a 12 de Dezembro.

O juramento acontece às 10h00 (14h00 em Lisboa) na sala da Assembleia Geral da organização e perante representantes dos 193 Estados-membros.

O Estado português será representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro, António Costa.

Antes do juramento do antigo primeiro-ministro, será feita uma cerimónia de homenagem ao sul-coreano Ban Ki-moon, que termina um período de dez anos na liderança da organização.

O mandato de cinco anos de António Guterres como Secretário-geral começa a 1 de Janeiro. Esta será a única cerimónia a marcar o seu início.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • As carpideiras
    01 dez, 2016 lisboa 21:54
    Ai a choradeira!.. As duas agarradinhas parecem 2 carpideiras...