Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia vai ser debatida no Parlamento

30 nov, 2016 - 14:52

Os deputados serão chamados a tomar posição no início do próximo ano.

A+ / A-

Veja também:


O relatório sobre a petição que pede a despenalização da eutanásia foi aprovado por unanimidade, esta quarta-feira, na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A petição, subscrita por mais de oito mil pessoas, vai, assim, a debate no plenário da Assembleia da República. Os deputados deverão ser chamados a tomar posição no início do próximo ano, tendo o Bloco de Esquerda (BE) e o PAN anunciado que apresentarão iniciativas próprias.

O relatório sobre a petição que pede a despenalização da morte assistida foi elaborado pelo deputado do BE José Manuel Pureza, culminado o trabalho de um grupo constituído por parlamentares de todos os partidos. Pureza foi elogiado por todos os grupos parlamentares.

No documento, José Manuel Pureza, que assinou o manifesto que deu origem à petição, inibiu-se de dar opinião, uma possibilidade que os relatores usam com frequência e expôs a controvérsia médica, jurídica, e ética da despenalização da morte assistida, recorrendo a argumentos de algumas das personalidades e entidades ouvidas pelo grupo de trabalho.

Foram realizadas audições com o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, os professores de Direito Jorge Reis Novais, Luísa Neto, Teresa Beleza, Mafalda Miranda Barbosa, José Francisco de Faria Costa, e Manuel Costa Andrade, os bastonários da Ordem dos Médicos e dos Enfermeiros, e o juiz conselheiro José Adriano Machado Souto de Moura.

"Deste importante conjunto de audições, para lá da evidência de um largo consenso sobre o direito de morrer enquanto expressão da recusa da distanásia e sobre o direito a uma medicina paliativa reforçada nos seus meios técnicos e no seu lugar na formação dos profissionais de saúde, resultou a noção de que a Petição nº 103/XIII/1ª coloca a sociedade portuguesa perante uma controvérsia de suma importância com três dimensões essenciais: uma dimensão médica, uma dimensão ética e uma dimensão jurídica", lê-se no relatório.

Os peticionários pedem a despenalização da morte assistida, que consideram poder revestir-se de "duas modalidades - ser o doente a autoadministrar o fármaco letal (suicídio medicamente assistido) ou ser este administrado por outrem (eutanásia) ".

Num e noutro caso, "é sempre efectuada por médico ou por sua orientação e supervisão", afirmam.

Oposição religiosa

A Igreja Católica, bem como quase todas as principais confissões cristãs, muçulmanas e judaicas, condena firmemente qualquer prática que antecipe a morte de um doente, seja a seu pedido ou não, opondo-se por isso tanto à eutanásia como ao suicídio assistido.

Por outro lado, a Igreja defende a necessidade de se apostar nos cuidados paliativos e critica também a distanásia, o prolongamento de uma vida, por meios artificiais, mesmo quando isso implica sofrimento para o doente.

A oposição da Igreja à eutanásia e ao suicídio assistido radica não só na noção de que não cabe ao homem pôr termo à vida, mesmo que seja a sua própria, mas fundamenta-se também em razões éticas, nomeadamente a noção de que a dignidade inerente à pessoa não é afectada pelo seu estado de saúde e que defender o contrário - como faz quem argumenta a favor de uma "morte digna", como se o sofrimento fosse sinónimo de indignidade - acarreta a ideia de que umas pessoas são mais dignas que outras, com todos os perigos sociais que isso implica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Maria figueiredo
    15 dez, 2016 Sintra 12:44
    Sofrimento faz parte da vida, se acabassem com o qualquer tipo de sofrimento acabávamos com o Ser Humano. Eutanásia não é uma dignificação pois não dá a capacidade de morrermos com dignidade, mas sim acabar com a vida.
  • Vera
    10 dez, 2016 Palmela 11:13
    É Deus que dá a vida, é Ele que nos chama, quando achar que é a nossa hora! a eutanásia iria, contrariar a vontade de Deus! A nossa passagem desta vida para a outra, é a Deus que compete... "Não matarás!" é o 1º Mandamento. Todo aquele que acredita em Deus, sabe sofrer até ao fim! aceitar o sofrimento, é seguir o caminho de Jesus! creio, que 'nesse espaço de tempo' haja um encontro, de reflexão, que nos faz falta... Eu acredito nesse encontro!
  • Rosa Bento
    30 nov, 2016 Mealhada 21:00
    Acabou o recreio do orçamento e agora começa a diversâo com coisas fraturantes. Agora há que começar a distrair o povo do fracasso das politicas da geringonça. Vejam a saúde, no mês de Natal nâo vai haver médicos para acudir aqueles que precisam deles.Uma vergonha, MAs sindicatos calados Como ratos.A. ESQUERDA É ASSIM.Só promessas, mas Português gosta.
  • João Lopes
    30 nov, 2016 Viseu 17:49
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos existem para defender a vida, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.
  • LUA
    30 nov, 2016 ovar 16:49
    Preparei-me para a minha morte e deixei claro que não desejo ser mantido viva a qualquer custo. Espero ser tratada com compaixão e que me seja permitido partir para a próxima fase da jornada da vida da forma que eu escolher.
  • Manuel Barbosa
    30 nov, 2016 Açores manelinho 15:15
    Eutanasia é suicido. Ponto final

Destaques V+