Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Felipe VI cita bisavô e destaca "a amizade indestrutível" entre Portugal e Espanha

29 nov, 2016 - 17:35

Na Câmara de Lisboa, o monarca espanhol recordou palavras ali proferidas, em 1903, pelo seu bisavô Afonso XIII.

A+ / A-
Felipe VI cita bisavô e destaca "a amizade indestrutível" entre Portugal e Espanha
Felipe VI cita bisavô e destaca "a amizade indestrutível" entre Portugal e Espanha

O rei de Espanha, Felipe VI, reiterou, esta terça-feira, em Lisboa a "secular relação de proximidade e boa vizinhança" entre Portugal e Espanha, que destacou como uma "grande capital europeia", mas que mantém o seu "encanto e personalidade".

Felipe VI falava numa cerimónia nos Paços do Concelho da capital, depois de receber a Chave de Honra da Cidade.

Felipe Bourbon agradeceu, em português, em seu nome e no da rainha, Letizia, a "honra" de receber esta distinção de Lisboa, "uma cidade milenar que, como capital de Portugal, tanto contribuiu para a história".

O monarca espanhol recordou que, naquele mesmo sítio, o seu bisavô, Alfonso XIII, destacou, em 1903, "a amizade indestrutível" que une os dois povos e, hoje, reafirmou "esta secular relação de proximidade e boa vizinhança que tem nesta cidade um exemplo tangível e permanente".

Uma relação que se manteve "em tempos difíceis para ambas as nações" e, em particular, para a família real espanhola, comentou, aludindo ao período em que o seu pai esteve exilado em Portugal, residindo no Estoril.

"Nesta Lisboa repleta de história e tradição, não posso deixar de referir as grandes transformações que durante os últimos anos, [a cidade] está a atravessar e que contribuíram para que se consolide como uma grande capital europeia, aberta e cosmopolita, sem perder nem o seu encanto nem a sua personalidade", sublinhou o rei.

Felipe VI dirigiu depois uma palavra "de afecto e reconhecimento" aos lisboetas, que, "com o seu trabalho, esforço e bem fazer, contribuem para o dinamismo e pujança desta incomparável capital".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SALAZAR
    04 out, 2017 LX 17:46
    AMIZADE INDESTRUTÍVEL ENQUANTO FOREM OS ESPANHÓIS A MANDAR... SENÃO JÁ NÃO É. DEIXEM-SE DE ILUSÕES, A GRANDE MAIORIA DOS ESPANHÓIS NUNCA GOSTOU, NÃO GOSTA NEM NUNCA GOSTARÁ DOS PORTUGUESES. EMBORA HIPOCRITAMENTE DIGAM O CONTRÁRIO.
  • Ribeiro Guedes
    29 nov, 2016 Angra do Heroísmo 18:28
    Já agora que fique por cá mais dois dias e celebra o 1 de Dezembro connosco.

Destaques V+