Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bragança acolhe bispos das províncias de Braga e Santiago de Compostela

29 nov, 2016 - 09:00 • Olímpia Mairos

No encontro participam bispos titulares, auxiliares e eméritos. A partilha de ideias e preocupações sobre a Igreja e a sociedade é um dos objectivos do encontro.

A+ / A-

Os Bispos da Província Eclesiástica de Braga e da Província Eclesiástica de Santiago de Compostela reúnem-se esta terça-feira em Bragança.

“É sobretudo um encontro de irmãos bispos, que têm as mesmas preocupações, os mesmos desafios, a mesma missão. E, sobretudo com aquelas dioceses que sentem mais a interioridade, é com essas que procuramos estabelecer maior relação”, avança à Renascença D. José Cordeiro.

“As fronteiras são fictícias, não existem. Os problemas são os mesmos, muda só o endereço”, considera o prelado, realçando que este encontro “fraterno” é para “troca de experiências” e, também, “para alicerçar a colegialidade efectiva e afectiva”.

Os bispos das duas províncias eclesiásticas encontram-se “uma vez por ano, ora do lado de Santiago, ora do lado de Braga. E esta vez tocou a Bragança”.

Para o bispo anfitrião “é uma graça” e também uma “oportunidade para que se possa ver melhor a realidade a partir da periferia”.

“Bragança é periferia das periferias a muitos níveis e o meu desejo é que este interior profundo tenha cada vez mais interioridade, isto é, que a fé e o evangelho possam iluminar as dificuldades e transformá-las em novas oportunidades para as pessoas que aqui vivemos”, realça D. José.

Apesar de as províncias eclesiásticas já não deterem a mesma autoridade conferida nos primeiros séculos do cristianismo, segundo o cânone 431 do Direito Canónico têm como missão “promover uma acção pastoral comum em várias dioceses próximas, segundo as circunstâncias das pessoas e lugares”, e para que se “fomentem de maneira mais adequada as recíprocas relações entre os bispos diocesanos”.

Na Igreja Católica são designadas Províncias Eclesiásticas os agrupamentos de várias dioceses, cada qual sediada numa sé catedral metropolitana e dirigida por um arcebispo.

O mapa da actual organização territorial da Igreja Católica em Portugal contempla três províncias eclesiásticas - Braga, Évora e Lisboa, e 20 dioceses - 18 no continente e uma em cada um dos arquipélagos.

A Província Eclesiástica de Braga é constituída pelas dioceses de Braga, Aveiro, Bragança-Miranda, Coimbra, Lamego, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Em Espanha são 14 as províncias eclesiásticas, sendo a de Santiago de Compostela constituída pelas dioceses de Santiago de Compostela, Lugo, Mondoñedo-Ferrol, Orense e Tui-Vigo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+