Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aspirante a Comando com hérnias surpreende Ordem dos Médicos

28 nov, 2016 - 19:28 • Henrique Cunha

Em entrevista à Renascença, o bastonário José Manuel Silva estranha que um militar com problemas na coluna tenha integrado um treino tão duro.

A+ / A-

Veja também:


O bastonário da Ordem dos Médicos mostra-se surpreendido com o facto de um candidato ao curso de Comandos ter sido aprovado apesar de lhe terem sido diagnosticadas duas hérnias discais.

Em entrevista à Renascença, José Manuel Silva estranha que um militar com problemas na coluna tenha integrado um treino tão duro.

“Desconheço completamente qual é o tipo de bateria de testes que é feita, qual é a valorização dos resultados, qual é o algoritmo de decisão e, portanto, estou a comentar um processo que não conheço. Eu diria que, pelos casos noticiados, o único que me coloca alguma surpresa é o facto de para um treino físico violento, em que nomeadamente se transporta às costas cargas bastantes pesadas em situações extremas, seja seleccionado uma pessoa que tenha duas hérnias”, afirma o bastonário.

José Manuel Silva não valoriza o facto de outro militar, que só foi excluído do curso depois das mortes de Hugo Abreu e Dylan Santos, ter sido diagnosticado com um tumor ósseo na bacia. O bastonário sugere que se possa tratar de um tumor benigno de fácil remoção.

O Hospital das Forças Armadas diagnosticou, a 6 de Junho deste ano, o tumor ósseo na bacia ao candidato ao 127.º curso de Comandos, segundo a ficha clínica a que a Renascença teve acesso. No dia 21 de Julho, este candidato foi indicado para remoção do tumor. Tudo antes do início do curso de Comandos.

O Hospital das Forças Armadas diagnosticou a este candidato um osteocondroma. E foi a detecção deste tumor benigno pelo Exército que levou, mais tarde, à sua expulsão do curso.

A Ordem decidiu suspender o inquérito aberto ao médico dos Comandos que está a ser alvo de investigação judicial, na sequência da morte Hugo Abreu e Dylan Silva, candidatos do 127º curso de Comandos.

José Manuel Silva explica que a Ordem vai aguardar pelos resultados da investigação da Polícia Judiciária, do Ministério Público e do próprio tribunal, para agir em conformidade.

“Sempre que há processos que exigem investigações que a Ordem não tem competência, nem meios para investigar, aquilo que nós fazemos é abrimos um inquérito. Mas depois suspendemo-lo de modo a que não prescreva. E temos que aguardar que as entidades competentes façam o seu trabalho, dêem como provadas as circunstâncias que tiverem sido apuradas. Depois, só em face desses resultados, é que podemos reabrir os nossos procedimentos para, do ponto de vista estritamente clínico, fazermos a nossa avaliação específica e aplicar a pena correspondente se for eventualmente caso disso”, refere José Manuel Silva.

Cinco candidatos foram afastados do 127.º curso de Comandos, que terminou na sexta-feira, por problemas graves de saúde. A Renascença teve acesso aos processos de exclusão. Alguns militares apresentavam manifestações de doenças graves, anteriores ao início do curso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Furtado
    28 nov, 2016 Ponta Delgada 23:27
    Deviam ter sido excluídos na primeira inspeção antes do ingresso nos comandos.

Destaques V+