Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Derrocada de prédio no centro de Lisboa faz dois mortos

28 nov, 2016 - 12:50 • Cristina Nascimento , Filipe d'Avillez

Trânsito na Rua Alexandre Herculano foi reaberto cerca das 14h30, continuando ainda fechada a Rua Rodrigo da Fonseca. No local estão elementos da PSP, Polícia Municipal e dos bombeiros.

A+ / A-
Derrocada de prédio em Lisboa. Segundo morto confirmado
Derrocada de prédio em Lisboa. Segundo morto confirmado

Duas pessoas morreram na derrocada de um prédio no centro de Lisboa esta segunda-feira.

O incidente registou-se na Rua Alexandre Herculano, nº 41, na esquina com a Rodrigo da Fonseca.

O alerta terá sido dado ao meio-dia. Trata-se de um prédio em obras e uma parede terá cedido. Segundo Pedro Patrício, comandante do regimento de Sapadores de Lisboa, na obra estavam dois trabalhadores de nacionalidade portuguesa. Um dos homens foi encontrado pouco depois da chegada das autoridades, e confirmado como morto, mas o segundo apenas foi confirmado como morto depois das 18h00.

Pedro Patrício descreveu a ocorrência como “uma derrocada da parte interior de um prédio que estava em obras". Recusando avançar mais pormenores, o responsável justificou serem "questões técnicas; só depois de se avaliar o conjunto das estruturas é que os técnicos conseguem dar essa informação”, disse.

No local estão elementos da PSP, Polícia Municipal e dos bombeiros, incluindo equipas cinotecnicas que foram usadas para tentar encontrar o segundo trabalhador.

O prédio, na rua Alexandre Herculano 41, construído em 1886, estava a ser reabilitado para habitações de luxo. Segundo o site da imobiliária que está a comercializar os 21 apartamentos do prédio, a maioria dos fogos já estão vendidos ou reservados. O preço dos apartamentos estava fixado entre os 350 e 550 mil euros. O comandante dos bombeiros no local não pôde confirmar se a obra reunia as necessárias condições de segurança.

O trânsito na Rua Alexandre Herculano foi reaberto cerca das 14h30, mas ao final da tarde continuava ainda fechada a Rua Rodrigo da Fonseca. Apesar de a entrada principal do edifício se fazer pelo número 41 da Rua Alexandre Herculano, no centro da cidade, o imóvel localiza-se na esquina com a Rua Rodrigo da Fonseca.

Contactada pela Renascença, a imobiliária responsável pela obra recusou-se no momento a prestar declarações.

A localização do prédio (via Google Earth)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    28 nov, 2016 Porto 21:06
    Se o ACT fizesse o trabalho que lhe compete, não haveria mortes nos trabalhos. Os inspectores não fazem os trabalhos que lhes compete. Há milhões de euros que não entraram nos cofres do estado, porque os inspectores não fazem o trabalho que lhes compete, 80% das empresas fogem ao fisco e à segurança social, a maioria dos trabalhadores não desconta das horas extras porque são pagas como ajudas de custo e existem outras formas de pagamentos para contornarem a tributação. Existe insegurança no trabalho em vários sectores e embora o ACT receba queixas não actuam ou fecham os olhos.......entre muitas situações, refiro uma; os motoristas que trabalham no porto de Leixões a carregar sucatas, têm de comprar capacete, óculos, luvas, botas biqueira de aço e colete porque alguns patrões não dão, pagam as horas extras como ajudas de custo ou ao KM, andam pendurados sem nenhuma protecção em cima dos camiões por cima da sucata para tapar ou destapar, após denuncias à uns anos atrás, tudo continua na mesma. É assim que funciona, alei do mais forte prevalece.

Destaques V+