Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sampaio sobre Fidel. Um líder "controverso" que marcou a história do século XX

26 nov, 2016 - 18:46

O antigo Presidente português recorda Fidel Castro como um líder “carismático”, que suscitava "resistências ferozes e entusiástica admiração".

A+ / A-

No dia em que Fidel Castro morreu, aos 90 anos, Jorge Sampaio, antigo Presidente da República que por várias vezes esteve com o ex-líder cubano, comenta o legado que deixa na história cubana e mundial.

“Eu acho que ele foi sem dúvida uma figura marcante do século XX. Sobre o seu exacto papel e o legado que ficará para a história, é preciso dar tempo ao tempo”, considera Jorge Sampaio.

“A verdade é que, já o disse, era um dos líderes mais carismáticos que conheci e suscitando resistências ferozes e entusiástica admiração, quer de líderes quer do povo em geral… porque estive com ele em numerosas cimeiras ibero-americanas, vi como é que o povo de várias capitais, onde isso se desenrolava, o saudava especificamente”.

Jorge Sampaio lembra que Fidel Castro era “uma pessoa controversa, mas que foi muito marcante na maneira como encabeçou a revolução no seu país, sem dúvida”.

Os “lados negativos” dessas décadas no poder são ainda visíveis na política cubana, que continua a basear-se num partido único, mantendo os presos políticos na prisão, explica Sampaio.

O antigo presidente comenta ainda as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que classifica Fidel Castro como um “ditador brutal que oprimiu o seu povo durante seis décadas”.

“A verdade é que esse comunicado dá a pancada que um americano como o Trump tem que dar, é indispensável”, diz o ex-Presidente português, que considera que “parte das afirmações de Trump são verdadeiras”.

“Depois abre para a actividade de business, a actividade industrial e comercial que todos os sectores económicos e financeiros estão ávidos de poder fazer com Cuba”, explica Sampaio, que diz que não ficaria espantado se as relações EUA-América estivessem agora na ordem do dia. “As pressões são muito grandes para que isso aconteça”, diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • agostinho v couto
    28 nov, 2016 usa 02:03
    Ate este dito senhor também marcou a historia tanto um como outro marcaram sim ,,mas pela negativa ,,um mais que o outro mas sempre pela negativa por isso são tao iguais
  • Tu
    26 nov, 2016 a 23:14
    Nunca me enganaste Komuna!

Destaques V+