Tempo
|
A+ / A-

Dissidente cubano. “Legado de Fidel é um país completamente destruído”

26 nov, 2016 - 17:45

Opositores do Governo de Havana comentam a morte de Fidel Castro, histórico líder da revolução cubana.

A+ / A-

A morte de Fidel Castro foi motivo de alegria para muitos dissidentes do regime cubano espalhados pelo mundo.

Em entrevista à Renascença, Manuel Diaz Martinez, intelectual e poeta cubano exilado em Espanha afirma que “o legado de Fidel Castro é um país completamente destruído - moral, económica e politicamente”.

Martinez lembra que o líder cubano prometeu “liberdade e desenvolvimento económico”, mas deixou o país “na banca rota política e económica”. “Esse é o legado de Fidel Castro”, afirma o opositor ao governo cubano, que não acredita que a morte do histórico presidente tenha repercussão no desenvolvimento de Cuba a partir de agora.

“Creio que já há dez que anos que o Fidel Castro estava morto e ele já fez todo o mal que tinha a fazer. É simplesmente a morte de uma pessoa, e desse ponto de vista lamento, claro… mas nada mais”, afirma o poeta cubano.

Eliécer Ávila, líder do grupo dissidente “Somos Mas”, em declarações à agência Reuters, diz que agora o país deve ter abertura para receber todos os dissidentes.

“Não podemos desperdiçar esta oportunidade histórica de abrir as portas a todas as vozes, a todos os filhos da nação cubana, a todos os jovens que querem regressar ao país. Acho que este é o momento para uma grande despedida e o início de um grande abraço”, afirma o jovem cubano.

Em Miami, na Flórida, os cubanos saíram à rua para festejar a morte de Fidel. Na madrugada em que se soube a notícia, multidões saíram à rua no bairro de “Little Havana”, que alberga a maior comunidade cubana fora da ilha, para celebrar a sua morte.

Wilfredo Cancio, jornalista cubano exilado em Miami, acredita que a morte de Fidel “não teve tanto impacto como a sua doença” e que não terá “uma influência de mudança radical” em Cuba.

“Creio que nestes dez anos Raul Castro consolidou o poder e penso que o peso político de Fidel Castro foi diminuindo”, diz o jornalista, que trabalha no “El Nuevo Herald”, o maior diário em língua espanhola dos Estados Unidos.

“O que podemos esperar é um impacto emocional para muitas pessoas no país e ao mesmo tempo uma descarga emocional para os exilados que se viram afectados por esta personalidade”, explica.

“Mas no essencial penso que o processo cubano vai seguindo no sentido em que os cidadãos vão à procura de espaço de maior liberdade, maiores conquistas democráticas e acesso à participação mais livre na sociedade”.

Quanto às evoluções na relação de Cuba com os Estados Unidos, registadas durante o mandato de Barack Obama, este dissidente cubano acredita que Donald Trump “poderá talvez relançar o processo”.

“Creio que Trump se move de maneira realista, podem diminuir alguns contactos, mas não vai aniquilar os programas”, considera. “Também não deverá prejudicar os contactos comerciais porque Trump, entre outras coisas, é um homem de negócios… também tem interesse. Creio que os EUA se movem em pragmatismos e interesse comercial nesta relação”, diz o jornalista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • PSC
    27 nov, 2016 Matosinhos 10:58
    E que, segundo a Revista Forbes, tem uma fortuna pessoal superior a US$ 500 MILHÕES! Lindo não é? E a do mano dizem que ainda é maior! Viva a Revolução! A nossa, claro!
  • CUBA LIVRE JÁ
    26 nov, 2016 Lx 20:23
    Morreu um facínora, um ditador e um embuste que matou muitos concidadãos..Os kamaradas do PCP coitados pararam no tempo.Foram contra a ditadura do Estado Novo mas admiram e veneram este bandalho torcionário...Uma tristeza mas é o que existe...
  • Antonio Ferreira
    26 nov, 2016 Porto 18:55
    É com alguma tristeza que ouço alguns comentários ao percurso de Fidel Castro, como Chefe de Estado de Cuba. Infelizmente, há responsáveis políticos que se esquecem de falar sobre o legado político de Fidel Castro e da sua postura ao longo de 57 anos de ditadura, em Cuba. Sejamos claros ! Um ditador é um ditador, seja ele de direita ou de esquerda. Não podemos achar que um ditador de direita é mau e um ditador de esquerda é bom, ambos são ditadores. Fidel Castro, foi um ditador que enganou o povo até ao último dia da sua vida. Escondeu, sempre, do povo a forma luxuosa como vivia. Nunca foi permitido ao povo visitar o local onde ele vivia, o seu Iate, com o qual fazia pesca submarina, vivendo sempre com um burguês, mantendo o povo na miséria, vivendo com umas rações que distribuía a cada família. Não podemos esconder que Fidel Castro , foi um ditador criminoso. Mandou fuzilar muitos daqueles que se lhe opunham ou lhe faziam sombra. É preciso lembrar a forma como o general Ochoa foi fuzilado, sendo o seu crime, o heroísmo demonstrado em Angola, na guerra a favor do MPLA, enviado pelo próprio Fidel. E quando chegou a Cuba, ao invés de ser aclamado herói, foi fuzilado, vítima de uma armadilha montada pelo poder instituído, talvez por acharem que ele podia ser um ´´ rival ´´ político. Não podemos esquecer os crimes da ditadura cubana.Não podemos branquear a forma como este ditador, usou e abusou do seu povo. Fidel Castro ficará para a história como um ditador criminoso .
  • Dias
    26 nov, 2016 Lx 18:20
    Um ditador que deixa o pior legado ao seu povo, miséria, presos políticos, assassinatos em massa, etc, tudo no pior sentido e ver o PR de Portugal um Pais democrático a fazer-lhe elogios dá que pensar e gabar-se de te-lo visitado, uma vergonha para qualquer democrata.

Destaques V+