Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reacções nacionais à morte de Fidel

26 nov, 2016 - 17:05

O histórico líder de Cuba morreu esta sexta-feira aos 90 anos. São várias as reacções nacionais.

A+ / A-

Fidel Castro, o histórico líder de Cuba, morreu esta sexta-feira aos 90 anos. São várias as reacções nacionais.

O Governo português lamentou a morte de Fidel Castro sublinhando que é uma figura que "marcou o século XX" e que a "a história avaliará" o seu papel. "O Governo português apresenta as condolências ao presidente Raul Castro, à família e a todo o povo cubano", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. "É uma personalidade histórica de Cuba cuja morte devemos lamentar", considerou, referindo que "a história avaliará os méritos e os deméritos do papel de Fidel Castro e da natureza do regime".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou "sinceras condolências" ao presidente Raúl Castro e ao povo cubano pela morte de Fidel Castro, com quem se encontrou há um mês. "No momento em que tomo conhecimento do falecimento do antigo chefe de Estado Cubano, quero expressar as minhas sinceras condolências ao Presidente Raúl Castro Ruz e ao Povo Cubano", disse. "Evoco, ainda, o encontro havido há um mês, em que falámos das relações entre Portugal e Cuba, na perspectiva do seu aprofundamento económico, social e cultural, num mundo em mudança", salienta.

O secretário-geral do PCP manifestou este sábado pesar e transmitiu "solidariedade" e condolências aos comunistas, povo de Cuba e familiares do falecido "camarada" Fidel Castro, acrescentando que a melhor homenagem "é prosseguir a luta" pela "liberdade", "paz" e "socialismo".

"Perante o falecimento do camarada Fidel Castro, o Comité Central do PCP expressa os seus sentimentos de profundo pesar e transmite ao Comité Central do Partido Comunista de Cuba e por seu intermédio a todos os comunistas, ao povo de Cuba, ao camarada Raul Castro e restante família de Fidel os sentidos pêsames e a solidariedade dos comunistas portugueses", disse Jerónimo de Sousa.

O PSD enviou uma mensagem de condolências à Embaixada de Cuba em Lisboa, pela morte do histórico líder cubano. Na mensagem enviada, o PSD salienta o importante papel desempenhado por Fidel Castro na história de Cuba e endereça ao povo cubano e ao seu Governo "as mais sentidas condolências".

A líder do CDS, Assunção Cristas, considera que o "momento histórico" da morte de Fidel Castro será um ensejo para que a normalização das relações de Cuba com o resto de mundo aconteça de forma mais acelerada.

O Bloco de Esquerda saudou a memória do líder cubano Fidel Castro, realçando os seus grandes feitos e os seus grandes erros, e transmite solidariedade ao "povo de Cuba independente". "Fidel Castro foi uma das figuras mais importantes da história do século XX e líder de uma revolução vitoriosa", salienta o BE, acrescentando que o político cubano "foi o autor, como figura histórica de grande importância, de grandes feitos e de grandes erros".

[em actualização]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dias
    26 nov, 2016 Lx 18:29
    Chamar à miséria, assassinatos em massa e tortura, grandes erros, vêm depois chamar tudo do pior a salazar que em comparação com fidel castro foi um menino de coro. BE no seu pior.

Destaques V+