Tempo
|
A+ / A-

Jerónimo lamenta morte de Fidel e promete “prosseguir a luta”

26 nov, 2016 - 13:14

Líder comunista exige “o incondicional respeito pela soberania da Ilha da Liberdade”, o fim do “criminoso” bloqueio norte-americano e a restituição de Guantánamo.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP manifestou este sábado pesar e transmitiu "solidariedade" e condolências aos comunistas, povo de Cuba e familiares do falecido "camarada" Fidel Castro, acrescentando que a melhor homenagem "é prosseguir a luta" pela "liberdade", "paz" e "socialismo".

"Perante o falecimento do camarada Fidel Castro, o Comité Central do PCP expressa os seus sentimentos de profundo pesar e transmite ao Comité Central do Partido Comunista de Cuba e por seu intermédio a todos os comunistas, ao povo de Cuba, ao camarada Raul Castro e restante família de Fidel os sentidos pêsames e a solidariedade dos comunistas portugueses", disse Jerónimo de Sousa.

O histórico líder cubano, comandante-chefe da revolução de 1959, que depôs Fulgencio Batista e viria a instituir um regime comunista naquela ilha caribenha, morreu na noite de sexta-feira, com 90 anos, às 22h29 locais (3h29 de sábado em Lisboa).

"A melhor forma de honrar a memória do camarada Fidel Castro, é prosseguir a luta pelos ideais e o projecto a que se consagrou até ao fim da sua vida, é fortalecer a solidariedade com Cuba e a sua revolução socialista exigindo o incondicional respeito pela soberania da Ilha da Liberdade, o imediato fim do criminoso bloqueio norte-americano e a restituição ao povo cubano de Guantánamo", garantiu o líder comunista português.

O anúncio da morte de "El Comandante", Fidel Alejandro Castro Ruz, foi feito pelo seu irmão e sucessor desde 2008, Raul, na televisão estatal, terminando com o grito "Até à vitória, sempre!".

"Neste momento de tristeza para os comunistas, revolucionários e progressistas de todo o mundo, o PCP presta homenagem à sua excepcional figura de patriota e de revolucionário comunista evocando o exemplo de uma vida inteiramente consagrada aos ideais da liberdade, da paz e do socialismo", afirmou o secretário-geral do PCP, evocando episódios da guerrilha e da Revolução Cubana, protagonizada por Castro.

“Com os seus companheiros de armas numa epopeia que passou por Moncada e pela heróica guerrilha de Sierra Maestra, libertou Cuba de uma cruel ditadura que enfrentando a agressão e o bloqueio dos Estados Unidos, uniu e mobilizou a energia criadora dos trabalhadores e do povo, na construção de uma nova sociedade liberta da opressão imperialista, uma sociedade socialista solidaria, com a luta libertadora de todos os povos do mundo.”

“A luta, acção e palavra inspirada de Fidel animaram e continuam a animar a luta das forças progressistas e revolucionárias de todos os continentes.”

Jerónimo de Sousa alertou ainda para a actualidade, "depois de importantes avanços de soberania e progresso social na América Latina e Caraíbas, inseparáveis do exemplo e da solidariedade internacionalista de Cuba", considerando que "o imperialismo e a reacção passaram à contra-ofensiva, procurando a todo o custo reverter conquistas e recuperar posições perdidas".

Jerónimo de Sousa fez a declaração na sede nacional, onde decorre encontro dos dirigentes do PCP para preparar o XX Congresso, no próximo fim-de-semana, em Almada.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    26 nov, 2016 Palmela 18:19
    Sr. Jerónimo, não exagere! morreu um homem que ficou na História, porque agarrou uma luta e levou-a até ao fim! afastou-se do resto do mundo! Nós, não somos nenhuns Lord's! que nos possamos dar ao luxo de nos afastarmos do resto do Mundo! o Sr. Jerónimo é católico, sabe que Deus não gosta, de pessoas que se fecham numa concha, esquecendo que o resto do mundo, existe! Se os nossos marinheiros, "por mares nuca d'antes navegados...", chegaram até onde chegaram! é porque, é da vontade de Deus, que quer, que nos aproximemos... porque "com as nossas diferenças, encontramos algo em comum para partilhar". Nós humanos lutamos por aquilo que julgamos ser justo, mas raramente conseguimos! sempre falhamos, aqui ou acolá! Deus, é o 'elo' mais importante das nossas vidas, é esta a teoria que devemos seguir: "ama o teu próximo como a ti próprio"... Só isto basta! nada mais que isto, precisamos, para sermos felizes! Somos todos diferentes, não podemos obrigar os outros à mesma religião ou à mesma política! podemos respeitá-los e exigir que nos respeitem! nem muito iguais, nem muito diferentes, simplesmente intermédios (sempre a meio de qualquer questão), nunca jogar com os extremos! os 'extremos tocam-se', esbarram uns com os outros, destroem-se... Este nosso mundo é para ser vivido, com tolerância! Esta notícia da morte de Fidel de Castro, achei normal, são 90 anos!...e não o acuso, nem o defendo! acho que foi um lutador! mas tornou-se um extremista! Valeu a pena?... Deus é que sabe...
  • Eborense
    26 nov, 2016 Évora 14:46
    Uma boa oportunidade para o Tio Jerónimo ir perseguir a luta para Cuba e levar consigo os seus camaradas que não fazem cá falta nenhuma.
  • Felizardo Santos
    26 nov, 2016 Trafaria 14:40
    Acho bem! Se nâo fosse Cuba nâo tinha o PCP o património que têm Sâo tâo amigos dos maid desfavorecidos entâo porque nâo vendem os palacetes,casas,etc.,e fazem lares,casas,escolas,e muitas outras coisas? Pois é! Essa propaganda da defesa dos maid carenciados é só farsa de comunista.Vendam a fortuna que Cuba,Uniâo Sovietica(Russia)China,vos deram e entreguem ao Povo que andam sempre com ele na Boca.

Destaques V+