Tempo
|
A+ / A-

Fidel Castro 1926-2016. Morreu o histórico líder da revolução cubana

26 nov, 2016 - 08:24

Morte foi anunciada pelo actual presidente do país e irmão Raul Castro.Foram proclamados nove dias de luto nacional a partir da próxima segunda-feira, após os quais se dará o funeral, a 4 de Dezembro.

A+ / A-
Morreu Fidel Castro. Raul Castro anuncia a morte do irmão
Morreu Fidel Castro. Raul Castro anuncia a morte do irmão

Morreu "El Comandante". Fidel Castro, o líder histórico de Cuba, tinha 90 anos. A notícia da morte foi dada pelo irmão, Raul Castro. Emocionado, o actual presidente cubano comunicou na televisão a morte de Fidel Castro na noite de sexta-feira em Havana, madrugada em Lisboa.

"O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22h29", anunciou Raul Castro.

Foram anunciados nove dias de luto nacional a partir da próxima segunda-feira, após os quais se dará o funeral, a 4 de Dezembro.

Fidel Castro será cremado este sábado. As cinzas vão ser enterradas no cemitério de Santa Ifigénia, em Santiago de Cuba, no dia 4 de Dezembro. Nos dias 28 e 29 de Novembro os cubanos poderão prestar as suas últimas homenagens no memorial José Marti, em Havana. No dia seguinte, as cinzas de Fidel seguem viagem pela estrada que assinala a vitória da revolução cubana.

A morte de Fidel Castro fecha um ciclo de 60 anos de história quando entrou em Cuba para apoiar a guerrilha que mais tarde derrotaria Fulgêncio Batista.

"O último revolucionário" e o homem que "desafiou" dez Presidentes dos Estados Unidos, liderou Cuba durante 47 anos, até passar o poder ao irmão mais novo, Raul Castro, em 2006, mas o "pai da revolução cubana" continuou a exercer influência e a marcar a identidade coletiva do país.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    26 nov, 2016 Coimbra 16:48
    Felizmente morreu um ditador!
  • António
    26 nov, 2016 Porto 12:06
    Mais um assassino socialista/comunista que desaparece. Lamento os muitos inocentes que matou, mandou matar, torturou, prendeu e oprimiu. Até hoje socialismo/comunismo deu sempre miséria e ainda há quem á na conversa do pcp e do bloco.
  • Rui Mateus
    26 nov, 2016 Braga 12:03
    Não gosto, de "bater" em mortos e nesta hora Fidel partiu e irá certamente prestar contas.A DEUS não será,talvez ao diabo que poderá continuar o seu aliado.`À familia as minhas condolências. O Povo Cubano sabia bem quem era FIDEL .Um ditador feroz que fez de Cuba um País castrado, onde o povo não podia dizer não e se o tentasse o cárcere ou fuzilamento seria o seu destino. Mas teve seguidores na Europa e no meu País tem o PCP que ainda alimenta poder um dia implantar um regime igual.Por ironia do destino morreu em 25 de Novembro, data que lembra os Portugueses a tentativa do PCP Português de querer implantar um regime igual.Nem que para isso tivesse à beira de pôr Portugueses de armas viradas um para outros.E aqui também está incluido o BLOCO nessa altura com várias siglas partidárias como UDP, FSP, etc, eram tantos que até esqueci.E foi a força do Povo alheio ás politicas ao lado de militares fieis à sua Pátria que derrubaram esses vendilhões de Pátrias(onde se incluiam alguns PS "traidores", e assim conseguiram suster a revolução em curso,feita pelo PCP e UDP(hoje BLOCO e outros revolucionários) e foram esmagados pelo peso da razão de querer-mos ser uma Pátria livre, sem cangas, mordaças e muito menos fuzilamentos e prisões arbitrárias só por não concordar com eles.Tinhamos saído de uma ditadura, mas que ao pé da que nos queriam impor o PCP e toda a outra esquerda, não tinha comparação. Por isso FIDEL foi entre outros o inspirador do PCP e resto da esquerda.
  • Eborense
    26 nov, 2016 Évora 11:37
    O problema não foi ele ter morrido, mas sim a avó dele ter nascido. Morreu um ditador que manteve o seu povo na miséria durante mais de 50 anos, sempre com a desculpa do embargo dos U.S.A a Cuba. Não deixa saudades a ninguém e muito menos aos cubanos, os quais, os que estão nos U.S.A. andam em festa e os que estão em Cuba, só não andam, porque não podem.

Destaques V+