Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Jerónimo de Sousa à Renascença: PCP não está incomodado com o Governo por causa das declarações da Caixa

24 nov, 2016 - 06:50 • Raquel Abecasis

Secretário-geral do PCP lamenta “arrastamento incompreensível” do processo, com “efeitos negativos” na recapitalização do banco público, mas diz que o problema só diz respeito aos administradores da CGD e ao Tribunal Constitucional.

A+ / A-
PCP não está incomodado com o Governo por causa das declarações da Caixa
PCP não está incomodado com o Governo por causa das declarações da Caixa

Esta é parte de uma entrevista que pode ouvir e ler na íntegra a partir das 12h00 desta quinta-feira na antena e no site da Renascença.


Em entrevista à Renascença, o secretário-geral do PCP não demonstra dúvidas em relação à forma como o Governo negociou com a nova administração da Caixa Geral de Depósitos. Jerónimo de Sousa iliba o executivo de responsabilidades no atraso na entrega de declarações de rendimento e património.

Ao não ter ainda entregado a declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional, António Domingues deveria abandonar as funções que assumiu na Caixa Geral de Depósitos?

O que dizemos, e reafirmamos, é que é um processo que se arrasta, que acaba por ter efeitos negativos no processo da recapitalização da Caixa, que é fundamental. Em relação à questão de facto, nós não entendemos a resistência.

Mas não há uma linha vermelha para lá da qual não se pode passar? Porque já há semanas que dizemos que o processo se arrasta e a verdade é que ele continua a arrastar-se.

É evidente que podemos dizer que ainda está a correr o prazo previsto, mas este arrastamento não ajuda. Continuo a insistir que não pode haver aqui filhos e enteados em termos da declaração de rendimentos e de património porque todos nós o fazemos, todos aqueles que têm cargos políticos, que têm responsabilidades maiores em termos de quadros do Estado. Não se percebe tanta resistência.

Mas não acha que esta resistência está a retirar condições à administração para depois fazer o trabalho que tem que fazer?

Não consigo avaliar as consequências disso, mas aquilo que desejamos é que se resolva rapidamente. Quanto mais se arrastar, mais negativo será.

E o Partido Comunista pediu esclarecimentos ao Governo para saber até que ponto é que houve um compromisso que evitasse que estes administradores apresentassem as declarações?

Não, o nosso processo é de carácter político, portanto a nossa posição é de avaliação política e não temos nenhuma informação...

Mas não acha importante saber se houve um compromisso entre o Governo e a administração da Caixa?

Não temos essa informação, é evidente que não perguntámos.

Não levanta suspeitas ao Partido Comunista esta demora e esta posição que a administração tem tomado?

Isto é sempre muito subjectivo, mas o arrastamento, como digo, é incompreensível aos olhos dos portugueses porque trata-se de uma obrigação legal, a administração sabia ao que ia.

Mas no “sabia ao que ia” podia estar incluída a não obrigação de apresentar as declarações?

Ah, mas eu acho que nenhum compromisso contorna a lei, portanto, é evidente que aqui a lei tem que ser igual para todos. Não pode ter havido nenhum compromisso que se sobrepusesse à lei.

Não acha que neste caso se devia também responsabilizar o Governo pelo que se está a passar?

Creio que a responsabilidade neste caso concreto é do próprio e naturalmente das instituições, designadamente do Tribunal Constitucional.

E, portanto, o Governo está fora desta questão?

Não, não tem é a possibilidade de uma intervenção directa tendo em conta que o poder institucional está nas mãos do Tribunal Constitucional. Portanto, o desfecho do processo está nas mãos da administração [da Caixa].

Este Governo está a fazer um ano no final desta semana. Baseia-se num apoio parlamentar que não conhecíamos em democracia. O PCP, por exemplo, neste caso da Caixa e no das viagens da Galp, amoleceu um pouco as suas posições?

Não, porque o PCP tem em relação ao PS um compromisso que está definido na posição conjunta PS/PCP que converge em muitas matérias no seu conteúdo, mas simultaneamente tem como pressuposto e está inscrito que cada partido tem total liberdade, independência e autonomia para votar...

O facto de o Partido Comunista ter deixado de ser um partido de protesto para passar a ser uma oposição construtiva alterou bastante o discurso do PCP?

Em primeiro lugar, mais do que um partido de protesto, somos naturalmente um partido de luta, faz parte da história do nosso partido e até consideramos que, independentemente das convergências encontradas, designadamente em relação ao governo do PS, há um elemento estratégico fundamental que vai determinar muito o futuro: é a luta dos trabalhadores e do nosso povo. A luta não está dispensada. Antes pelo contrário: justifica-se plenamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernandes
    25 nov, 2016 Porto 17:32
    Quem viu e ouviu a Radio Renascença, "Emissora católoca Portuguesa", agora a entrevistar o Chefe da idiologia nacional da "religião é o ópio do Povo"...
  • ENGOLIR ELEFANTES
    24 nov, 2016 Lx 23:46
    O kamarada Jerónimo engole não sapos mas elefantes...pobre coitado está refém do BE e do PS... Um partido com tendência para desaparecer face aos postulados que defende.Ainda não percebeu que o muro de Berlim caíu...Pobres tristes estes radicais esquerdistas que engolem elefantes e muitos nesta geringonça...
  • antónio
    24 nov, 2016 Portugal 14:32
    Ao que o poder obriga... Até vendem as convicções, ou talvez não as tenham. O bloco e o pcp fazem tudo pelo poder. Já não é só o costa
  • Eborense
    24 nov, 2016 Évora 14:21
    O Tio Jerónimo está mais gordo, consequência de engolir tantos sapos ultimamente. O tal partido que muita gente dizia ser o mais coerente de todos, afinal se não for o menos coerente anda lá muito próximo. Talvez o BE se igual. Completamente desmascarado.
  • rosinda
    24 nov, 2016 palmela 12:06
    Se ninguem esta a cima da lei! Afinal quem e que anda fora da lei senhor jeronimo?
  • Paulo
    24 nov, 2016 Porto 11:13
    É claro que o PCP não está incomodado com a telenovela da CGD. Só ficaria incomodado (e muito) se tudo isto se tivesse passado num governo do PSD. É preciso pachorra para aturar esta gente.
  • António Pais
    24 nov, 2016 Lisboa 10:12
    O PCP está deslumbrado com o vislumbre do poder. Assim se vê a coerência desta gente. Há que anular estas políticas estalinistas, a mordaça dos sindicatos do PCP... #renovarportugal

Destaques V+