Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IVA das cadeiras de rodas e muletas vai baixar

23 nov, 2016 - 12:21

Governo aceita proposta do PAN que reduz o IVA dos equipamentos para pessoas com deficiência. Executivo aceita também incluir 1.200 carros eléctricos nas frota do Estado.

A+ / A-

O Governo aceitou uma das propostas do Partido Pessoas-Animais-Natureza e vai reduzir o IVA a vários equipamentos e produtos para pessoas com deficiência. Muletas, cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, por exemplo, vão passar a pagar uma taxa de 6%.

Fonte do PAN disse à Renascença que a lista de equipamentos abrangidos por esta medida "é extensa", tratando-se de material "indispensável" a pessoas com deficiência.

A medida entra em vigor em Janeiro de 2017.

"O Estado deve, através das ferramentas disponíveis, compensar e atenuar as limitações de actividade e restrições de participação decorrentes da deficiência, potenciando a funcionalidade, exponenciando a participação, promovendo a inclusão e aumentando a qualidade de vida das pessoas", lê-se na proposta de alteração lançada pelo PAN.

1.200 veiculos eléctricos na frota do Estado até 2019

O PAN anunciou também que o Governo aceitou a sua proposta de alteração que prevê o incentivo à mobilidade eléctrica através da renovação das frotas do Estado com veículos eléctricos.

Em comunicado, o PAN (Pessoas - Animais - Natureza) revela que "Portugal vai ter 1.200 veículos eléctricos no parque de veículos do Estado até 2019", uma vez que a proposta do partido "para um incentivo à mobilidade eléctrica através da renovação das frotas de transportes pesados de passageiros e automóveis ligeiros do Estado, através da aquisição de veículos elétricos, foi acolhida pelo Governo.

A proposta tem como objectivo o "compromisso com o programa de incentivo à mobilidade eléctrica assegurando a introdução de, pelo menos, 150 veículos eléctricos nos organismos da Administração Pública já em 2017" e para "a inclusão de 1.200 veículos elétricos no parque de veículos do Estado até 2019".

O PAN defende ainda o "reforço das infraestruturas de carregamento, com a instalação de, pelo menos 250 novos pontos de carregamento em território nacional".

"É necessário um compromisso nesta área que vá para além desta legislatura, são necessários compromissos reais de longo prazo sobre política climática", apelam ainda.

O partido admite que "o objectivo inicial do PAN, e que ainda não foi possível estabelecer, é que, à semelhança do que já acontece na Holanda e na Alemanha, também Portugal estabeleça uma meta de médio para que apenas veículos eléctricos sejam comercializados no país".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo nestas coisa
    23 nov, 2016 Lisboa 18:30
    É a esquerda no poder no seu melhor. Desde BE (bloco de estrume) às pessoas animais. O IVA baixa não para as pessoas, mas para as pessoas animais. Eles dizem que não estão a semear o ódio.
  • Sergio
    23 nov, 2016 Lisboa 16:02
    Caro Filipe, o que eu depreendo da noticia, é que agora passa a não ser necessária apresentação da receita médica. Mas posso estar enganado, a noticia não é clara nesse ponto.
  • joaquim almeida
    23 nov, 2016 viseu 15:20
    Decisão fantástica e rápida, os produtos em causa, já são tributados à taxa de 6% há muitos anos. Daí a decisão rápida do Governo.
  • Filipe
    23 nov, 2016 Lisboa 14:56
    Estes bens já estão na taxa reduzida de IVA: "2.6 - Aparelhos ortopédicos, cintas médico-cirúrgicas e meias medicinais, cadeiras de rodas e veículos semelhantes, acionados manualmente ou por motor, para deficientes, aparelhos, artefactos e demais material de prótese ou compensação destinados a substituir, no todo ou em parte, qualquer membro ou órgão do corpo humano ou a tratamento de fraturas e as lentes para correção de vista, bem como calçado ortopédico, desde que prescrito por receita médica, nos termos regulamentados pelo Governo." Não percebo esta notícia...
  • Antonio
    23 nov, 2016 Lisboa 14:27
    Muito bem.

Destaques V+