Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Centeno contraria Schauble e defende discussão do alívio da dívida sem FMI

22 nov, 2016 - 08:14

Ministro alemão das Finanças considera que aliviar a dívida de Atenas vai enfraquecer os esforços para obrigar o país a adoptar reformas.

A+ / A-

Veja também:


A União Europeia deve discutir o alívio da dívida à Grécia mesmo sem o apoio do FMI, defende o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Em entrevista ao jornal alemão “Bild”, o governante português insiste que a discussão tem de avançar. e contraria, assim, Wolfgang Schauble, para quem o alívio da dívida à Grécia vai enfraquecer ainda mais os esforços para obrigar o país a adoptar reformas.

“A Zona Euro tem instituições muito fortes e por isso podemos lidar com a maior parte dos nossos problemas”, defende Mário Centeno.

Opinião semelhante tem o Presidente dos Estados Unidos. Na sua última visita à Europa, Barack Obama defendeu o alívio da dívida à Grécia e justificou: "a austeridade por si só não gera prosperidade".

O assunto deverá ser discutido pelos ministros das Finanças da Zona Euro em Dezembro.

Na opinião do ministro português, o Pacto de Estabilidade e Crescimento também deve ser reformulado. Diz Mário Centeno que as regras actuais (que prevêem, entre outras coisas, um limite de 3% para o défice) têm “muito espaço para melhoramentos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • viva o xuxialismo!
    22 nov, 2016 Santarém 23:13
    O senhor Centeno deve sofrer da mesma mania que o Sócrates de que as dívidas não são para pagar, deve estar esquecido por exemplo de que alguns Bancos portugueses acabaram por ir à falência devido já a um perdão de parte da dívida grega e agora este ainda pede mais para depois ter uma razão para pedir o perdão da dívida portuguesa, políticos destes que endividam os países e depois sentem-se no direito de dizer não pretendo pagar deveriam ser todos postos atrás das grades e os credores por seu lado ter menos paciência para aturar trafulhas e dizer-lhes, enquanto não pagares o que deves não terás direito a mais, gostaria depois de ouvir a opinião daqueles que defendem o não pagamento da dívida.
  • Luis
    22 nov, 2016 Lisboa 16:35
    É evidente que esta atitude do Centeno é desesperante para todos os Pafiosos. Eles que se habituaram a ver o Traste de Massa Má e a Marilu com a linguazinha de fora a salivar e com o rabinho a dar a dar de volta do Ministro Alemão, é natural que agora se sintam envergonhados e ridicularizados. Mas também com gente desqualificada como o Traste e a Marilu o que é que queriam? Não há milagres. Em Portugal estão esgotados.
  • PAGA O QUE DEVES
    22 nov, 2016 Lx 15:55
    Pobre Centino que não sabes o que andas a fazer...Vai para lá com esses discursos e vais ver o que te acontece e nos acontece.Aliás, o px resgate está próximo com a taxa de juros da dívida a quase 4 por cento....Ai que voltamos ao ideal socialista e das esquerdas folclóricas...Não pagar o que se pede emprestado...Fantástico estes esquerdistas caloteiros....
  • Luis Santos
    22 nov, 2016 Almada 11:33
    Ainda vais ser atropelado por uma cadeira de rodas, vais, vais!
  • alpiarça
    22 nov, 2016 lisboa 11:05
    Quem falhou a pontaria deveria ser condenado a perpétua.
  • oportunidade
    22 nov, 2016 lis 10:31
    De atacar Schauble pois a Merkel está a começar a tirar-lhe o tapete!...
  • António
    22 nov, 2016 Portugal 10:25
    Dito por outras palavras, centeno gosta de pedir dinheiro emprestado, mas não de pagar. É aborrecido ter de pagar. Eu sei, porque pago o que devo. É a vida sr ministro. Sugestão: pare de endividar o País.
  • desatina carreira
    22 nov, 2016 queluz 10:19
    isso mesmo Centeno basta de traidores lambe botas como o Ex desgoverno
  • Manel
    22 nov, 2016 Alverca 10:09
    Finalmente temos um governo contra tudo e contra todos que defende o interesse do povo Português !
  • Makiavel
    22 nov, 2016 Cascais 10:01
    Finalmente a falar na Europa.

Destaques V+