Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Visita do Papa a Portugal só passa por Fátima

21 nov, 2016 - 16:02 • Aura Miguel

Lisboa fora do roteiro de Francisco, que já fez saber que, oficialmente, visita apenas o Santuário de Fátima.

A+ / A-

A visita do Papa Francisco a Portugal, em Maio de 2017, vai incluir apenas Fátima. A visita será breve e a presença do Papa em Portugal, provavelmente, nem chegará a 24 horas de duração, apurou a Renascença.

Francisco gosta de visitas de ida e volta num só dia. Inicialmente, pensou fazer o mesmo para o Centenário das Aparições e deslocar-se a Fátima só no dia 13 de Maio de 2017, mas a presença do seu secretário de Estado, o cardeal Pietro Parolin, na última peregrinação de Outubro, terá ajudado o Papa a mudar de ideias e incluir também o dia 12.

Do lado português, Igreja e Estado têm vindo a pressionar o Vaticano para que Francisco aterre em Lisboa, mas sem sucesso. Segundo as fontes ouvidas pela Renascença, Francisco vai mesmo aplicar a Portugal o critério que tem usado para os países cristãos da Europa. Ou seja, só visita Fátima.

Até hoje, e desde que é Papa, Francisco nunca aterrou em capitais europeias (excepto nas da Albânia e Bósnia, maioritariamente muçulmanas), por isso, a cidade de Lisboa não vai poder contar com a presença do Papa.

Francisco deverá usar a base militar de Monte Real para aterrar, ao final da tarde do dia 12, a tempo de participar no terço e procissão das velas e regressar a Roma no dia 13, após a missa, sempre a partir de Monte Real, como aconteceu em 1967 com o Papa Paulo VI nos tempos de Salazar.

Apesar de os bispos portugueses – sobretudo o patriarca de Lisboa e o próprio bispo de Fátima – insistirem com Francisco para aterrar no aeroporto de Lisboa, e a pressão diplomática ter sido reforçada nas últimas semanas, o certo é que o Santo Padre já fez saber que, oficialmente, não visita Portugal, mas apenas o Santuário de Fátima.

Nos primeiros dias de Dezembro, o responsável do Vaticano para as visitas papais, monsenhor Mauricio Rueda, estará em Portugal com uma equipa multidisciplinar para organizar os detalhes – como sempre acontece – e só depois, a Santa Sé anunciará oficialmente todo o programa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dora
    20 fev, 2017 Fourodouro - Ovar. 13:22
    Hola bom dia! quero saber quantas ruas iran ficar cerradas para los carros, y desde que fecha? Perto de la Iglesia de Fatima por la llegada del Papa Francisco. muy obrigada!! bom dia.
  • Paulo jorge
    01 fev, 2017 Lisboa 22:26
    Queria fazer uma pergunta, e verdade quando o papa vem a um país as pessoas que teem dívidas a finanças segurança social etc, ficam sem liquidadas ? Eu ouvi dizer mas acho isso estranho.
  • Teresa Duarte
    09 jan, 2017 Vila do conde 16:24
    FICO MUITOOOOO FELIZ QUE VENHA CÁ, e farei questão de lá estar para o ver... Adoro este Santissimo Papa!!! Um bem haja a todos... E deixem esse ódio no coração morrer.
  • fanã
    23 nov, 2016 aveiro 19:07
    Bem se fosse a Lisboa ia-nos custar uns cacaos do erário publico, Assim poupa-se !
  • Sérgio
    23 nov, 2016 Porto 15:14
    Sempre me perguntei, como é que uma instituição como a Igreja Católica, conseguiu ao longo dos anos, se manter "de pé" com tantos enganos, mentiras, atrocidades, pedofilias etc. sendo descobertas, mas nunca se preocupam muito e porquê? Esta organização é muito antiga, talvez a mais antiga do mundo. Desde sempre, perceberam que para "ganhar as pessoas" teriam de conseguir uma coisa muito importante, o RESPEITO. Como? Se associarem com as coisas mais importantes de uma Nação: a CULTURA, a ARTE, a POLITICA, EDUCAÇÃO, e por aí fora. Quando um Magistrado, um Presidente, um Artista etc, é "convertido" ao Catolicismo, nada pode dete-los, pois fazem parte da "História" dos "Tratados de Paz" dos "Prémios Nobel" etc. e isso dá-lhes "Carta Branca" para exercer toda a autoridade e poder. Não praticam nada do que está nas Escrituras Sagradas, mas todas as pessoas dizem amém com eles, mesmo com os escandalos, mentiras, enfim! O objetivo foi sempre e sempre será satisfazer os desejos de tudo e de todos, mas principalmente levar as pessoas a NÃO PENSAREM, mas agirem com uma Fé Religiosa e Cega. Ninguém pergunta, porque tenho de me curvar diante de uma imagem, que não passa de caco, tem boca mas não fala, tem olhos mas não vê, onde está escrito que deve ser assim e o que isso vai trazer para a minha vida? NADA ! Só Religião e Engano.
  • Machado Duarte Manue
    22 nov, 2016 Oeiras 11:54
    Bem escrito Srª Suzana. Apoiado ! Apesar não gostar do sr. Papa, que parece pessoa demagógica...! Não esquecer os podres no Vaticano!
  • suzana ferreira
    22 nov, 2016 Braga 11:13
    O VATICANO tem uma das melhores diplomacias do mundo e sabe bem o que se passa em todos os Países.É talvez por isso que o PAPA FRANCISCO só quer ir a FÁTIMA. ALI SIM: HÁ FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE.Agora os outros lugares deste País não são recomendáveis e o PAPA não lhes interessa ver. ATEUS,AGNÓSTICOS e outros nomes, temos cá muita gente e o PAPA quer ver gente com valores e essa gente vai a Fátima, a outra vai para sítios mais mundanos onde não impera a FÉ A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA,O CRISTIANISMO,O AMOR AO PRÓXIMO, A SOLIDARIEDADE COM O PRÓXIMO SEJA NA DOENÇA,SEJA NAS PARTIDAS QUE OS SISTEMAS POLITICOS LHES PREGA,ETC ETC.:PARA O PAPA SÓ FATIMA É PORTUGAL PARA ELE. O RESTO É OBRA DO DIABO.Coitado! já chega que aturar os nossos politicos que o vão visitar e ele por cortesia os recebe.
  • luisa mira
    22 nov, 2016 Beja 10:59
    Tenho pena de algumas pessoas, que fazem aqui certos comentários que nem se sequer são católicas, nem cristãs, se dão ao trabalho de perder tempo a escreve-los? Passam o tempo a criticar isto e aquilo e nunca estão satisfeitas não só com a religião mas com tudo. Ha pessoas mesmo azedas fujo delas a 7 pés...
  • Nick Sousa
    21 nov, 2016 Brampton Ontario Canada 22:21
    Esses coruptos Egiptios e viladoresdos direitos humanos, não merecem orespeito de ninguém. Dos Egipcios que eu conheço são uns ladrões. Sim, fui roubado por um casal de lá.
  • Sérgio Carvalho
    21 nov, 2016 Porto 21:37
    A Emissora Católica permite que este tipo de comentários estejam na sua página? É uma vergonha...

Destaques V+