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​Saiba tudo o que vai mudar na Carris nas mãos da Câmara de Lisboa

21 nov, 2016 - 13:39

Autarquia assume gestão da Carris em Janeiro. E anuncia medidas para melhorar a qualidade do serviço.

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Câmara de Lisboa assume gestão da Carris
Câmara de Lisboa assume gestão da Carris

Mais descontos, mais autocarros, mais linhas. A Câmara de Lisboa aproveitou a assinatura do memorando de entendimento para a passagem da gestão da rodoviária Carris para a autarquia para fazer vários anúncios.

A Câmara de Lisboa vai iniciar funções como gestora da Carris – uma ambição antiga – a partir de 1 de Janeiro de 2017.

O Estado absorve a dívida histórica da empresa. "O Estado não faz nenhum favor, porque mantém-se responsável pelo que já é responsável, que é a dívida que criou", que, em 2015, ascendia a 700 milhões de euros, afirmou o primeiro-ministro António Costa.

"Temos uma visão estratégica para os próximos cinco anos", disse o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acrescentando estar consciente de que as mudanças não vão acontecer "num mês ou num ano".

“As empresas não voltarão às dívidas históricas do passado, mas também não voltarão à situação crónica de subfinanciamento que fez deteriorar a situação", disse Medina.

As principais medidas anunciadas esta segunda-feira:

  • Passes gratuitos para todas as crianças até aos 12 anos (em vez dos actuais 4 anos) e mais descontos para os idosos (em vez dos 26,75 euros os passes vão custar 15)
  • Criação de uma “rede de bairros”, onde serão criadas carreiras para ligar os principais pontos de cada zona (escolas, mercado, centro de saúde, etc.). O primeiro bairro a receber esta rede será Marvila
  • Criação de 21 novas linhas, em articulação com as juntas de freguesia
  • Reforço de 250 novos autocarros nos próximos três anos para a cidade, num investimento de 60 milhões de euros
  • Contratação de 220 motoristas
  • Acesso universal e gratuito à internet nos autocarros carris
  • Diminuição em 40% das emissões poluentes
  • Outra das medidas anunciadas pelo autarca é a criação de sete corredores BUS de "elevado desempenho" em percursos estruturantes
  • 4.455 novos lugares de estacionamento em parques dissuasores que vão existir em Pedrouços, no Areeiro e junto aos metros da Pontinha, Ameixoeira e Bela Vista e aos estádios da Luz e de Alvalade
  • "Está iminente" a recuperação de "muitas carruagens que estão paradas" para que até ao fim do ano estejam em circulação, revelou o ministro do Ambiente
  • Receitas de estacionamentos, multas e do Imposto Único de Circulação serão alocadas ao desenvolvimento do transporte público
  • A dívida histórica da CP é assumida pelo Estado. As obrigações a partir do dia 1 de Janeiro de 2017 serão assumidas inteiramente pela Câmara de Lisboa
Comentários
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  • rosinda
    22 nov, 2016 palmela 22:19
    pensando bem antonio costa esta a dar um presente envenenado a fernando medina! Se a carris deixou uma divida tao grande ao estado como e que a camera de lisboa vai fazer agora?
  • Jose Machado
    22 nov, 2016 Lisboa 00:19
    Medidas sempre benvindas. Contudo não vi uma palavra ou medida a fim de travar a invasão dos utentes que não pagam qualquer titulo de transporte e viajam ao longo do dia sem qualquer tipo de preocupação.
  • Petervlg
    21 nov, 2016 Trofa 21:09
    Eles não conseguem gerir a câmara, quanto mais a carris, é uma maneira de criara mais tachos, com a ajuda do António, Catarina e Jerónimo, afinal é mesmo tudo igual.
  • António
    21 nov, 2016 Portugal 20:31
    Já sabemos, vamos pagar todos. Socialismo é isto. Mais socialismo, mais para pagar.
  • Martins
    21 nov, 2016 LX 16:41
    É o regabofe completo!... Ainda nem começaram e já se perspectiva um aumento de custos significativo com tanta benesse e fartura de "inovação". Mas os lisboetas e os turistas vão pagar isso tudo! Ainda há pouco estava a apreciar as vias para bicicletas... é que nem uma a circular em lado nenhum! É isto que choca. Dinheiros mal gastos sistematicamente.
  • antonio de lisboa
    21 nov, 2016 lisboa 15:03
    Se os funcionários (todos) da Carris e Metro utilizassem este meio de transporte, assim como alguns políticos fizessem o mesmo....então ACREDITO que haveria mudanças. Assim, é mais uma propagandota do Ti Medina e do Sô Costa, são espertalhões no assunto. Veja-se os carros de alta cilindrada dos quadros da carris e metro... tudo gente fina, os transportes públicos são para a raia miúda! Triste povo que tem de levar com este folclore. Façam e deixem-se de propaganda.
  • Alberto Martins
    21 nov, 2016 Lisboa 13:58
    E para quando o Metro? E a Transtejo/Soflusa? É um caos...

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