A+ / A-
olhar europa

Bruxelas de olho em Washington

14 nov, 2016 - 13:27 • Vasco Gandra em Bruxelas

A vitória republicana nos Estados Unidos veio baralhar todo o equilíbrio de relações entre os dois blocos.
A+ / A-
Olhar Europa (14/11/2016)
Olhar Europa (14/11/2016)

As relações entre a UE e os EUA estão a dominar as atenções em Bruxelas. Os MNEs estão reunidos com vários pontos na agenda, entre eles a situação na Síria e no Iraque. No entanto, o que chama todas as atenções é a reacção da União Europeia à vitória de Donald Trump na passada terça-feira e as declarações deste sobre o futuro das relações transatlânticas.

Os ministros da Defesa dos 28 também se reúnem e em cima da mesa vai estar a cooperação entre a UE e a NATO e este assunto à luz da futura Administração norte-americana.

Na quarta-feira é esperado o parecer da Comissão Europeia sobre o Orçamento do Estado português para 2017. Nesse mesmo dia, Bruxelas deverá também dizer se há, ou não, congelamento de fundos estruturais.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.