Tempo
|
A+ / A-

Turismo pode criar um milhão de empregos até 2026

18 nov, 2016 - 08:44 • Ana Carrilho

No ano passado, a facturação ascendeu a mais de 2.500 milhões de euros. Entre hotéis, hotéis apartamentos e pousadas, Portugal tem 235 mil camas.

A+ / A-

O crescimento do turismo em Portugal pode criar um milhão de empregos até 2026. A estimativa é da WTCC – Conselho Mundial de Viagens e Turismo e foi sublinhada pelo presidente no congresso da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP) que decorre em Ponta Delgada, nos Açores.

Raul Martins não tem dúvidas que o turismo pode ser o motor de desenvolvimento da economia nacional e para sustentar a sua ideia, “puxou” de resultados oficiais. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o PIB cresceu 1,6% no 3º trimestre deste ano face a 2015 e boa parte desse resultado deve-se aos resultados da actividade turística na época alta: a taxa de ocupação dos hotéis subiu mas foram sobretudo os preços que aumentaram.

Por outro lado, o emprego na hotelaria cresceu 23 % em relação ao 3º trimestre de 2015. Mais relevante ainda, o turismo é responsável por 21% do emprego total. Falando só na hotelaria e segundo o presidente da AHP, o sector garante actualmente 60 mil postos de trabalho directos e 160 mil indirectos. A facturação de 2015 ascendeu a mais de 2.500 milhões de euros de receitas de proveitos directos. Entre hotéis, hotéis apartamentos e pousadas, Portugal tem 235 mil camas.

Raul Martins considera que a evolução é boa, “o turismo tem vindo a superar-se ano após ano e estão criadas as condições para voltar a bater recordes em 2017”.

Os dados divulgados pelo Banco de Portugal sobre as receitas turísticas dão mais força a essa ideia. Até ao fim do 3º trimestre o turismo gerou mais de 9700 milhões de euros de receita, o que significa um aumento de 10% em relação ao ano passado. Por outro lado, só em Setembro, a receita foi de quase 1400 milhões de euros, 11% acima do ano passado.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estes números só confirmam a manutenção da tendência de crescimento em todos os mercados e a diversificação. Resultado da promoção, da qualidade, do aumento de rotas, abertura de novos hotéis e estabilidade política, sublinha a governante.

O mercado brasileiro voltou a ter interesse em Portugal e em Setembro cresceu quase 50%.Dos Estados Unidos também chegam cada vez mais turistas, tendência que se deverá consoliar. É que a TAP vai aumentar consideravelmente o número de voos para a América do Norte – EUA e Canadá . O accionista David Neeleman revelou no Congresso da AHP que deverão atingir pelo menos 70 nos próximos três anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alô
    18 nov, 2016 Portugalândia 10:46
    é para empregar os tais 900 mil refugiados que o outro senhor ontem dizia serem precisos para o PIB crescer %3

Destaques V+