Tempo
|
A+ / A-

Clubes da zona Centro fiscalizados. SEF notifica 16 estrangeiros para abandonar o país

17 nov, 2016 - 13:10 • Lusa

A acção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras envolveu cerca de cinco dezenas de operacionais e abrangeu 40 clubes dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

A+ / A-

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) notificou 16 cidadãos estrangeiros ligados a clubes e associações desportivas da região Centro para abandonarem o país, no prazo de 20 dias, por se encontrarem em situação ilegal.

Na nota divulgada pelo SEF lê-se a referência de que a acção de fiscalização foi desenvolvido no Centro do país e abrangeu 40 clubes e associações desportivas dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, sem os identificar.

Caso os 16 cidadãos notificados não abadonem Portugal, no prazo determinado, podem vir a ser expulsos do país coercivamente.

A operação sinalizou e identificou 476 atletas, 33% dos quais estrangeiros, sendo que “uma percentagem significativa” destes “não possuía documentos, vistos ou autorizações de residência” que os habilitasse ao exercício da atividade desportiva.

Alguns daqueles cidadãos, acrescenta o serviço de segurança, “estavam mesmo em situação irregular em território nacional, e apenas uma minoria tinha a permanência autorizada”.

Clubes sancionados

Doze dos clubes fiscalizados foram alvo de “procedimentos contraordenacionais, porque tinham ao seu serviço atletas impedidos do exercício da atividade”, com coimas correspondentes, no total, a valores que podem oscilar entre os 24 mil e os 120 mil euros.

Apesar do número de cidadãos estrangeiros detectados em situação ilegal, o SEF realça “a diminuição da percentagem, quer de clubes infratores, quer de cidadãos estrangeiros ilegais, comparativamente a ações similares ocorridas no passado”.

Essa diminuição resulta das “sucessivas intervenções de natureza policial” e também de “um maior conhecimento da legislação e procedimentos em vigor por parte de todos os agentes envolvidos”, sustenta o mesmo comunicado.

“O SEF irá reportar às instâncias responsáveis pelo futebol, Federação Portuguesa e associações distritais, as infrações agora identificadas”, no âmbito da “estreita colaboração que tem vindo a ser promovida” entre a força de segurança e aqueles organismos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+