Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escolas vão perder 109 mil alunos e o 1.º ciclo será o mais afectado

17 nov, 2016 - 11:36

Estimativas da Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência mostram que o ensino secundário será o menos afectado.

A+ / A-

As escolas portuguesas vão perder 109 mil alunos em apenas sete anos, segundo estimativas da Direcção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que revelam que o 1.º ciclo será o mais afectado.

Os dados da DGEEC comparam os números reais de alunos que frequentavam as escolas há dois anos com previsões para o ano lectivo de 2020/2021, de onde se pode concluir que os estabelecimentos de ensino terão menos 109.005 estudantes, o que significa uma redução de cerca de 8%.

É no 1.º ciclo que se irá sentir mais o efeito da crise demografia, com uma previsão de menos 61.634 alunos dentro de quatro anos (menos 15,7%), altura em que a DGEEC estima que as escolas primárias terão 330.235 crianças.

O 3.º ciclo será o segundo mais afectado em números reais de estudantes: As escolas vão ter menos 27.651 alunos.

No 2.º ciclo a redução será de 19.376 estudantes, com a DGEEC a estimar que em 2020/2021 frequentem este nível de ensino pouco mais de 200 mil alunos.

Finalmente, o secundário será o menos afectado, com uma redução prevista de apenas 428 alunos do ensino regular e artístico e um aumento de 84 estudantes que frequentam outras modalidades de ensino.

Ao longo dos anos, haverá uma oscilação, com anos com mais adesão e outros com menos às outras modalidades de ensino, que deverão atingir o pico já no próximo ano letivo, altura em que se estima a presença de 144.782 estudantes.

No total, o ensino secundário deverá ser frequentado por 341.021 alunos no ano letivo de 2020/2012, segundo a estimativa da DGEEC.

No geral, independentemente do nível de ensino, serão as escolas das regiões do norte e do centro do país que vão sentir mais a redução de alunos, em especial no 1.º ciclo.

Já para o Algarve prevê-se um pequeno aumento de 6,5%, com destaque para o 3.º ciclo e o ensino secundário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+