Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal foi o país que mais cresceu na UE no 3.º trimestre

15 nov, 2016 - 16:21

Só a Bulgária aumentou tanto o PIB como Portugal na União Europeia. No entanto, no acumulado de todo o ano, há vários países à frente de Portugal.

A+ / A-

Poucos esperavam um crescimento tão grande do Produto Interno Bruto (PIB), sobretudo depois dos números do segundo trimestre (subida de 0,3%). O PIB nacional avançou 0,8% no terceiro trimestre, o que, segundo os dados do Eurostat, torna Portugal o país, empatado com a Bulgária, que mais cresceu no período entre Julho e Setembro.

Na evolução encadeada (análise cumulativa dos trimestres), Portugal foi o que teve o maior crescimento, de 0,3% para 0,8%, ao contrário da economia búlgara, que cai de 0,9% para 0,8%.

Portugal cresce mais do que o dobro da Zona Euro (0,3%, em média). No mesmo período, a economia alemã ou a francesa cresceram 0,2%.

Segundo o INE, o resultado acima do que era previsto deve-se a uma aceleração maior das exportações do que das importações, bem como da procura interna. De acordo com os dados agora publicados, as famílias estão a consumir mais bens não duradouros.

Se analisarmos o crescimento encadeado dos primeiros três trimestres e o comparativo homólogo, Portugal já não compara tão bem com os restantes países da Zona Euro e da União Europeia. Nessa análise, Portugal surge em 12.º lugar, com um crescimento de 1,6% do PIB, bem atrás dos 4,5% da Eslovénia e dos 3,5% da Bulgária.

O bom, o mau e o vamos ver

Na reacção aos números, o ministro das Finanças, Mário Centeno, defendeu que a economia começa a dar sinais daquilo que os números do mercado de trabalho já indiciavam. "Este crescimento da economia é sustentado num aumento da confiança e nas melhorias já muito assinaláveis que vínhamos notando no mercado de trabalho", salientou.

Numa declaração aos jornalistas, o governante destacou que nos primeiros nove meses do ano foram criados 127 mil empregos, enquanto nos últimos seis meses de 2015 tinham-se perdido 75 mil empregos. “É esta a mudança de rumo que pretendíamos para a economia portuguesa: contas públicas sólidas e um crescimento do emprego e dos salários muito positivo", reforçou Mário Centeno.

Já o líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acredita que estes números não são sustentáveis e diz que no final do ano não serão tão bons.

Montenegro admite que os valores de crescimentos dados a conhecer pelo INE surpreendem todos, mas não são suficientes para “embandeirar em arco”.

Já o Presidente da República recebeu sem surpresa os dados que apontam para um crescimento de 1,6% da economia no terceiro trimestre e advertiu que é preciso esperar para ver se se mantém até ao fim do ano.

O Governo inicialmente previa um crescimento económico de 1,8% para 2016, mas esse valor foi revisto em baixa para 1,2%, quando foi apresentado o Orçamento do Estado para 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ao david duarte
    16 nov, 2016 lx 10:29
    O turismo está em alta e o grande e querido lider dos pafosos, em baixa!...O diabo em forma de gente visionario da desgraça!
  • o diabo
    16 nov, 2016 lx 10:23
    Do comentador economês Paulo Ferreira convidado da RTP para botar faladura a granel o que dirá agora!...Quando alguns destes aparecem no ecrã, mudo logo de canal, nem que seja para ver publicidade.
  • A Martins
    16 nov, 2016 Braga 00:33
    o "DIABO" do Sr., João César das Neves e dos passos mentirosos, continua à espreita...
  • David Duarte
    15 nov, 2016 Santarém 20:51
    Só prova que o nosso turismo está em altas devido à instabilidade sentida no norte de Africa, nada mais.
  • os pafosos
    15 nov, 2016 lx 20:16
    E todos os seus avençados comentadores e jornaleiros que nos andam pelos canais televisivos a enxamear a cabeça devem espumar de raiva! Fora com essa gentalha que são aves de agoiro e estão mais interessados nos seus interesses pessoais do que os do país! São vergonhosos!...
  • Fausto
    15 nov, 2016 Lisboa 18:45
    Os últimos anos foi um pesadelo do qual podíamos e devíamos ter acordado muito mais cedo...
  • Pedro Filinto
    15 nov, 2016 Chaves 18:35
    Oh Diabo....
  • Observador
    15 nov, 2016 Fnc 18:01
    Que terão a dizer sobre o assunto alguns ilustres e iluminados, assíduos comentadores de alguns dos media, mensageiros das pretensas más novas? Perante estes números e tendo em conta o que vai por esta Europa em termos do desempenho económico, seria pertinente ouvir as suas doutas opiniões!
  • Guilherme
    15 nov, 2016 Avis 17:48
    E o diabo teve um enfarte.
  • Dudu
    15 nov, 2016 lx 16:39
    Para mal daqueles que não param de se intitular de bruxos e adivinhos, é mais uma evidência que este governo goza de saúde e recomenda-se.

Destaques V+