Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O lince ibérico agora cabe no seu bolso

15 nov, 2016 - 07:30

Casa da Moeda apresenta moeda sobre o lince ibérico. A nova série de moedas de colecção intitula-se “Espécies Ameaçadas”.

A+ / A-

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresenta em Mértola, no Baixo Alentejo, uma moeda dedicada ao lince ibérico, que inaugura a série de moedas de colecção “Espécies Ameaçadas”.

A moeda, da autoria do escultor Luís Valadares, é apresentada no Cineteatro Marques Duque, juntamente com o livro infanto-juvenil “Sou o Lince Ibérico”, de Maria João Freitas, texto, e ilustrações de Tiago e Nadia Albuquerque, uma edição INCM que faz parte do programa educacional do Museu Casa da Moeda.

Tanto a moeda como o livro possuem uma vertente solidária, contribuindo com parte da receita para o Fundo Ambiental do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido actualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), segundo a mesma fonte.

A nova série de moedas de colecção intitula-se “Espécies Ameaçadas”, com o intuito de promover o conhecimento e a conservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais, segundo a mesma fonte.

A moeda do Lince Ibérico tem o valor facial de cinco euros e conta com uma emissão limitada a 2.500 exemplares em prata, com acabamento 'proof', correspondente a moedas que apresentam o campo espelhado e os relevos matizados, e são cunhadas sobre discos metálicos especialmente preparados e com cunhos foscados e polidos.

A INCM emite também uma série de moedas limitada a 75.000 exemplares, em cuproníquel com acabamento normal.

O livro “Sou o Lince Ibérico” é uma edição INCM/Museu Casa da Moeda, em colaboração com a editora Pato Lógico, A obra tem a supervisão da bióloga Luísa Ferreira Nunes, “e procura sensibilizar a sociedade, em especial o público mais jovem, para as causas ecológicas, da biodiversidade e da protecção do ambiente”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui Alexandre
    16 nov, 2016 Lisboa 07:11
    Onde poderei adquirir a moeda??
  • Bruno
    15 nov, 2016 Oliveira do hospital 21:12
    Onde Posso adquirir a moeda Cumprimentos

Destaques V+